Efeitos da geoprópolis de Melipona fasciculata Smith sobre a microbiota cariogênica: prospecção de um bioproduto. / Effects of geopropolis Melipona fasciculata Smith on the cariogenic microbiota: mining a byproduct.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/07/2010

RESUMO

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a atividade antimicrobiana do extrato de geoprópolis da Melipona fasciculata Smith sobre Streptococcus mutans (no estado planctônico e de biofilme), Lactobacillus acidophilus e Candida albicans, identificar as classes químicas presentes nos extratos e investigar a ação antibacteriana in vitro de um gel a base de geoprópolis sobre S. mutans e a sua imunotoxicidade. A atividade antimicrobiana dos extratos hidroalcoólicos da geoprópolis (EHG) foi verificada pelo método de difusão em Agar. A concentração bactericida mínima (CBM) foi determinada nos extratos que demonstraram atividade inibitória e também no gel. A composição química foi determinada por espectrofotometria. A imunotoxicidade do gel de geoprópolis foi avaliada pela quantificação de parâmetros bioquímicos, imunológicos e análise histopatológica. Os resultados indicaram que o EHG possui atividade antimicrobiana em relação à S. mutans e C. albicans, com efeito bactericida sobre o biofilme de S. mutans. Fenóis e flavonóides foram detectados e identificados em concentrações diferentes (p <0,05) nos extratos analisados. O gel à base de geoprópolis mostrou atividade antibacteriana in vitro sobre S. mutans e baixa imunotoxicidade. Por outro lado, apresentou ação imunomodulatória, devido ao aumento de citocinas anti-inflamatórias. Com base nos dados in vitro e preclínicos, pode-se sugerir que o extrato hidroalcoólico da geoprópolis e o produto testado apresentam grande potencial para uso profilático e terapêutico das doenças bucais, especialmente da cárie e a da candidíase, assim como para tratamento de processos inflamatórios.

ASSUNTO(S)

abelhas sem ferrão geoprópolis melipona fasciculata antimicrobiano patógenos orais imunotoxicidade biologia geral geopropolis stingless bees melipona fasciculata antimicrobial oral pathogens immunotoxicity

Documentos Relacionados