EFEITO MACHO INTERESPÉCIE: INDUÇÃO DE ESTRO EM CABRAS PELA PRESENÇA DE UM MACHO OVINO / EFFECT interspecies MALE: INDUCTION IN ESTRO GOATS FOR PRESENCE OF A MALE SHEEP

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/08/2011

RESUMO

O presente estudo foi conduzido para estudar o efeito macho interespécie na indução de estro em cabras utilizando um macho ovino. 68 cabras Saanen foram separadas em dois grupos de 16 pluríparas (Pl) e 18 nulíparas (Nl), cada. O primeiro grupo foi exposto a um carneiro (EMC) e o segundo a um bode (EMB), ambos durante 42 dias, duas vezes ao dia. Foram registrados: intervalo de introdução do macho e observação do primeiro estro, número de fêmeas que apresentaram estro, taxas de concepção e parição, duração dos estros e número de ciclos curtos. Após a introdução do macho, o maior número de fêmeas em estro deu-se na 3 semana no EMC e na 4 no EMB. O efeito macho com carneiro foi mais eficiente nas Nl do que para as Pl: nas Nl, o número de fêmeas em estro foi significativamente superior (P<0,05) no EMC em relação ao EMB com 15 e 03 cabras em estro respectivamente, já nas Pl o resultado foi igual (13 fêmeas em cada). As taxas de concepção e parição nas Nl foram também significativamente superiores (P<0,05) com 85,7% no EMC contra 33% do EMB. Em adição, nas Pl não houve diferença significativa com relação às taxas de concepção e parição com 75% e 41,7% no EMB contra 66,7% e 58,3% do EMC respectivamente. Concluí-se que o efeito macho interespécie apresenta boa eficiência para indução do estro em fêmeas nulíparas, o que poderá se constituir numa eficiente opção para realização do efeito macho em rebanhos de cabras leiteiras.

ASSUNTO(S)

cabras leiteiras carneiro indução do estro comportamento sexual. reproducao animal milk goats ram induction of estrous sexual behavior.

Documentos Relacionados