Efeito clínico e microbiológico da administração de antibióticos na fase cirúrgica da terapia periodontal em indivíduos com periodontite crônica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito clínico e microbiológico da administração de metronidazol e amoxicilina na fase cirúrgica da terapia periodontal em indivíduos com periodontite crônica. Vinte indivíduos receberam a terapia básica de raspagem e alisamento radicular (RAR) realizada em seis sessões e finalizada em 14 dias. Após 60 dias da RAR, os indivíduos foram reavaliados e, em seguida, aleatoriamente distribuídos em dois grupos terapêuticos (n=10): Grupo Controle - abertura cirúrgica de acesso aos sítios periodontais com profundidade de sondagem >5mm e sangramento à sondagem, localizados em dentes posteriores, para receberem nova RAR em campo aberto (CIR) + medicação placebo: metronidazol 400mg + amoxicilina 500mg, 3x/dia, 10 dias (PCB); e Grupo Teste - CIR + combinação de antibióticos: metronidazol 400mg + amoxicilina 500mg, 3x/dia, 10 dias (ANT). Os seguintes parâmetros clínicos foram avaliados em seis sítios por dente no início do estudo (T0), 60 dias após a RAR (T1) e 60 dias após o momento cirúrgico (T2): profundidade de sondagem, nível clínico de inserção, índice de placa visível, índice de sangramento gengival, sangramento à sondagem e supuração. Nove amostras de biofilme subgengival foram coletadas por indivíduo, 3 amostras em cada uma das seguintes categorias de profundidade de sondagem iniciais: rasas (PS _ 3mm), intermediárias (PS 4-6mm) e profundas (PS _ 7mm). As amostras foram avaliadas, quanto aos níveis e proporções de 40 espécies bacterianas subgengivais pela técnica checkerboard DNA-DNA hybridization. Os resultados demonstraram que as duas terapias propostas promoveram melhoras clínicas e microbiológicas sem diferença estatística entre os grupos. No tempo T2 foi possível observar um benefício para o grupo teste (CIR + ANT), principalmente em relação à média do nível clínico de inserção e da redução no percentual de complexo vermelho, em comparação ao grupo controle. Em conclusão, a associação de antibioticoterapia no momento cirúrgico não demonstrou benefícios clínicos relevantes, porém os benefícios microbiológicos parecem promissores.

ASSUNTO(S)

chronic periodontitis metronidazol metronidazole periodontite crônica surgical therapy microbiota subgengival. odontologia subgingival microbiota. terapia cirúrgica amoxicillin amoxicilina

Documentos Relacionados