EducaÃÃo, trabalho e capital: um estudo sobre a precariedade do trabalho na indÃstria da construÃÃo civil em Fortaleza. / Education, labor and capital: a study of the precariousness of work in the construction industry in Fortaleza.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/12/2009

RESUMO

Essa dissertaÃÃo analisa a precariedade do trabalho no setor da indÃstria da construÃÃo civil em Fortaleza no perÃodo de 2006 a 2008. Busca-se compreender, partindo da anÃlise da recente reestruturaÃÃo produtiva (a partir das dÃcadas finais do sÃculo XX), quais as implicaÃÃes dessas transformaÃÃes em termos concretos na vida da classe trabalhadora no Brasil e especificamente na cidade de Fortaleza, tomando como referÃncia o setor produtivo da construÃÃo civil. Dentro desse contexto, o estudo se propÃe a analisar tambÃm em que medida tais modificaÃÃes afetam a relaÃÃo trabalho e educaÃÃo no tecido das relaÃÃes sociais da classe trabalhadora do citado setor. Nesse sentido, o trabalho mergulha em busca da compreensÃo dos seguintes aspectos vivenciados pelos(as) trabalhadores(as): consciÃncia polÃtica; condiÃÃes de trabalho; experiÃncia de escolarizaÃÃo e expectativas em relaÃÃo ao futuro. O estudo reconhece (dentre outros aspectos desse mundo complexo) a construÃÃo de uma cultura operÃria, elaborada pelos prÃprios trabalhadores e que os envolve de tal maneira que os impossibilita, muitas vezes, de ver caminhos alternativos e/ou menos tortuosos para si ao mesmo tempo em que seguem suas trajetÃrias esboÃando elementos ora de resistÃncia ora de conformismo. Conclui-se, tambÃm, que à fundamental a organizaÃÃo desses(as) trabalhadores(as) em sindicatos e organizaÃÃes de luta para reivindicaÃÃo dos seus direitos e como elemento de pressÃo para educar o Estado para instituÃ-los.

ASSUNTO(S)

educacao reestruturaÃÃo produtiva construÃÃo civil trabalhadores work organization construction workers trabalhadores da construÃÃo - educaÃÃo - fortaleza(ce) - 2006-2008 trabalhadores da construÃÃo - fortaleza(ce) - atitudes - 2006-2008 relaÃÃes trabalhistas - fortaleza(ce) - 2006-2008 construÃÃo civil - aspectos sociais - fortaleza(ce) - 2006-2008

Documentos Relacionados