Ecos dos sermões: a paixão segundo todos os homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Pela presente dissertação analiso o trabalho de teatro desenvolvido por Wilson Rio Apa e sua Família, em Florianópolis, com especial atenção ao espetáculo A PAIXÃO Segundo Todos Os Homens, realizado na Lagoa da Conceição e Praias dos Ingleses e do Santinho, no período compreendido entre 1977 e 1987, e as conseqüências do trabalho por ele desenvolvido para o movimento teatral da capital de Santa Catarina nas décadas de 1980 e 1990. Esta pesquisa revisita iniciativas realizadas por grupos de teatro de Florianópolis, nas décadas de 1980 e 1990, que se serviram do sentido simbólico e monumental de espaços de tipologia não-italiana, componentes do patrimônio histórico e cultural da cidade, como suporte para a concepção da obra de arte teatral. O primeiro capítulo apresenta a cidade e o que acontecia nela no seu panorama social urbano, às vésperas da chegada de Wilson Rio Apa e sua Família. O capítulo seguinte apresenta a chegada de Wilson Rio Apa em Florianópolis e o transcorrer dA PAIXÃO Segundo Todos os Homens na Ilha de Santa Catarina, de 1977 a 1987, bem como o contexto político do país, a encenação, os atores, as personagens, o roteiro, os espaços utilizados para a encenação (quais eram, e como eram usados para tal fim), a preparação dos atores, a produção, as discussões políticas envolvidas pelos temas abordados no espetáculo. O último capítulo aborda a abertura da cidade (motivada pela iniciativa de Wilson Rio Apa e sua Família através dA PAIXÃO) ao teatro dito popular; da apropriação iniciada nas duas últimas décadas do século XX em Florianópolis pelos grupos locais dos patrimônios existentes na cidade em prol do seu fazer teatral; do trânsito entre modernidade/pós-modernidade feito por estes grupos a partir de suas investigações a respeito do espaço cênico, nesse período em que é possível observar (além do já existente TAC) o aparecimento de outros espaços empreendidos tanto pelo poder público quanto por iniciativas privadas criados a fim de também atender a essa demanda; a proposição estética de alguns grupos de teatro local que provocaram a Antiga Desterro em espaços distintos do velho casarão da Pereira Oliveira; e a fragmentação do centro como único ponto difusor de iniciativas culturais do município

ASSUNTO(S)

espaços não-italianos história do teatro em florianópolis history of theatre in florianópolis patrimônios histórico, artístico, cultural e natural history of brazilian theatre história do teatro no brasil non-italian spaces história do teatro em santa catarina history of theatre in santa catarina teatro

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