Economics aspects of water charging effluents discharging models: the Paraíba do Sul river basin. / Aspectos econômicos dos modelos de cobrança da água pelo lançamento de efluentes: a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertação visa simular os impactos econômicos dos acréscimos gerados pelos diferentes modelos de cobrança pelo uso da água com especial atenção para o lançamento de efluentes nas qualidades de Demanda Bioquímica por Oxigênio -DBO e Demanda Química por Oxigênio - DQO na Bacia do Paraíba do Sul. A cobrança pelo uso da água é um instrumento de gestão que possibilita aos gestores destes recursos, Comitês de Bacias e Agências de Bacia, dirimir conflitos e regular as demandas pelo uso dos recursos hídricos tornando o uso mais racional e propiciando a conservação da qualidade e da quantidade de água para seus usuários. Este estudo está dividido em seis capítulos: um capítulo introdutório, um capítulo sobre os aspectos gerais sobre a economia e sobre o cadastro de usuários de recursos hídricos; um capítulo sobre matrizes de relações intersetoriais (MRI), um capítulo sobre cobrança pelo uso da água, um capítulo sobre impactos dos modelos de cobrança sobre a economia e a conclusão.

ASSUNTO(S)

bacia do rio paraíba do sul impactos econômicos paraíba do sul river basin economia regional matrizes de relações intersetoriais (mri) lançamento de efluentes intersectorial relation matrix (mri) economics impacts water charging effluents discharging models water charging uses cobrança pelo uso da água

Documentos Relacionados