Ecologia e Evolução do Comportamento Social em Pseudoescorpiões Neotropicais: o exemplo de Paratemnoides nidificator (Atemnidae) / Ecology and evolution of social behavior in Neotropical pseudoscorpions: the example of Paratemnoides nidificator (Atemnidae).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/01/2011

RESUMO

Nas últimas duas décadas foram descobertas novas espécies vivendo em complexas organizações sociais, além dos himenópteros e isópteros. Exemplos como ratos-toupeira, camarões, afídeos, pulgões e besouros foram adicionados às listas de espécies eussociais. Estágios intermediários de socialidade também foram descritos em novos aracnídeos como as aranhas, amblipígeos e uropigídeos, opiliões, escorpiões, e agora pseudoescorpiões. Embora ainda existam grandes ressalvas no uso das classificações do comportamento social, que geralmente privilegiam as espécies eussociais, não se pode negar que muitas espécies tomaram caminhos convergentes. Independentemente do grau de complexidade social, cada espécie tem um poder único de abrir novas perspectivas na compreensão da evolução dos comportamentos cooperativos, em especial as espécies intermediárias. Neste manuscrito apresento a história de um pequeno aracnídeo social obrigatório, capaz de constituir grandes colônias mantidas pelo trabalho coletivo e complexos comportamentos cooperativos. Embora não seja novo para a ciência, ainda conhecemos muito pouco sobre seu comportamento social. Atualmente, sabemos que apenas duas dentre as mais de três mil espécies conhecidas de pseudoescorpiões vivem em complexas sociedades permanentes. Neste volume apresentaremos a história natural de Paratemnoides nidificator (Balzan, 1888) (Atemnidae) e suas diferenças em relação aos pseudoescorpiões solitários, comportamento cooperativo de forrageio e de dispersão e sua implicação para a manutenção da socialidade neste grupo; discutiremos a existência e a evolução da divisão de trabalho; também a existência que um segundo modo de vida social baseada em parasitismo em outra família; por fim, uma revisão sobre o comportamento social na ordem pseudoescorpiões e uma avaliação dos principais fatores na seleção deste modo de vida. Estes pequenos e discretos animais podem nos contar uma surpreendente história, e nos ajudar a compreender melhor a evolução do comportamento social em artrópodes.

ASSUNTO(S)

aracnídeos pseudoescorpiões cooperação divisão de tarefas parasitismo social ecologia aracnídeo - comportamento aracnídeo - ecologia parasitismo (ciências sociais) comportamento social dos animais arachnida pseudoscorpiones cooperation division of labor social parasitism

Documentos Relacionados