Dynamics of neural networks and cluster growth in complex networks. / Dinâmica de redes neurais e formação de agregados em redes complexas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este dissertação foi dividida em duas partes, na primeira parte nós propomos um modelo de crescimento competitivo de gregados em redes complexas para simular a propagação de idéias ou opiniões em comunidades. Investigamos como as distribuições de tamanhos de agregados variam com a topologia de construção da rede e com o número de sementes aleatoriamente dispersas na estrutura. Para tal, analisamos redes do tipo de Erdos-Rényi, redes de contato preferencial e a chamada rede Apoloniana. Esta última apresenta distribuições de tamanho de agregado em forma de uma lei de potência com um expoente aproximadamente 1. Resultados similares são observados com as distribuições obtidas para as frações de votos por candidato às eleições proporcionais para deputados no Brasil. Na segunda parte, analisamos o comportamento temporal da atividade neural em redes com características de mundo pequeno e em redes construídas segundo o modelo do contato preferencial. Nesta primeira topologia, estudamos como a série temporal se comporta com a variação do alcance das conexões. Em ambas as topologias, observamos a formação de períodos e investigamos como estes variam com o tamanho da rede.

ASSUNTO(S)

fisica estatistica e termodinamica complex systems complex networks cluster growth sistemas complexos redes complexas crescimento de agregados redes neurais neural networks

Documentos Relacionados