Duração do desemprego na Região Metropolitana de Salvador: mensuração e análise a apartir dos dados da PED. / Duration of unemployment in Salvador Metropolitan Region.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Essa dissertação analisa a duração média completa do desemprego na Região Metropolitana de Salvador a partir dos dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), para o período entre janeiro de 1997 e dezembro de 2003. Para tanto, utiliza-se uma nova metodologia que estima essa duração com base na taxa de continuidade no desemprego a partir de dados em cross-section. O modelo de grupos sintéticos propõe a criação artificial de uma coorte de dados que permite o acompanhamento, ao longo do tempo, de observações independentes, substituindo, em certa medida, dados originados em pesquisas de painel. A especificação do modelo apresenta três métodos para o cálculo das taxas de continuidade: backward tracking, estado estacionário e forward tracking. Após estimar a duração média completa do desemprego, analisa-se a distinção entre as durações médias completas (estacionárias e não estacionária) e a duração média incompleta do desemprego, tal como apresentada nas estatísticas oficiais. Discute-se ainda a existência de heterogeneidade entre as durações e os principais determinantes do desemprego. Os resultados evidenciam que o nível de desemprego da economia e a duração média completa do desemprego mantêm uma relação positiva e direta, de modo que, aumentos no desemprego refletem-se fundamentalmente no aumento das durações. Por fim, constatou-se que a duração média do desemprego está mais fortemente condicionada pelo estoque de cada categoria e suas respectivas durações médias, não apresentando, portanto, um efeito composicional.

ASSUNTO(S)

duração do desemprego duration analyses unemployment duration unemployment economia regional análise de duração desemprego

Documentos Relacionados