Drama e sensibilidade: Migração, Xamanismo e Mulheres Mbya Guarani

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Os Mbya parcialidade do povo Guarani representam a vida terrena como uma sucessão de eventos dramáticos que impelem a sociedade a produzir constantes reorganizações de sentido e estratégias caracterizadas pela mobilidade, como condição ontológica do seu modo de ser. O drama, que emerge no nível dos mitos de criação de mundos concebidos como instáveis e sujeitos à destruição, eclode no plano da história das relações de contato como redução progressiva dos espaços apropriados para a manutenção do seu sistema de vida, colocando em perigo a existência da sociedade. Nas tentativas de reparação e compensação dos dramas sociais, os Mbya recorrem aos mitos como instrumentos pçaraa a reflexividade do grupo, recriando-os numa memoória do futuro que da sentido às crises e às formas de mobilização acionadas para enfrentar as desordens. Neste contexto, a migração representa a modalidade mitico-histórico do movimento de conquista de novos espaçoes como processo de refundação do mundo e da sociedade, conduzido por grupos familiares articulados entre si por laços de parentesco e sob o guia da liderança xamânica. Um recente movimento migratório conduzido por um mulher xamã é analisado nesta tese como um percurso retrospectivo que inicia no contexto do drama social com a morte da líder, como condição que desencadeia a produção de narrativas autobiográficas sobre a migração e de relatos sobre a história de vida da xamã. O xamanismo é a instituição reguladora da ordem e paradigma da afabricação da pessoa, representando-o eixo de articulação simbólica das dimensões extraordinária e ordinária da existência da sociedade e do sujeito, sendo seu papel determinante tanto na condução dos processos migratórios quanto na orientação da vida social. É nessa articulação que caminha a construção desta tese buscando restabelecer, na constgrução da etnografia, as pontes (interrompidas na tradição dos estudos etnológicos sobre os Mbya) entre as grandes mobilizações, as manifestações rituais e as relações dasociabilidade da vida cotidiana desta sociedade xamânica, onde emergem as expressões da subjetividade e o protagonismo das mulheres como produtoras e reprodutoras da instável ordem social

ASSUNTO(S)

movimento migratorio ciencias sociais aplicadas mulheres mbya indios guarani -- religiao e mitos xamanismo migracao

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