Dragão confabulando: etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para Koto no Brasil. / "The Lying Dragon ...": ethnicity, ideology and cultural inheritage through the Koto music in Brasil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente estudo de caso examina a dinâmica da continuidade da música para koto, sōkyoku, no Brasil, a partir de grupos inicialmente observados por Dale Olsen (1983a), em 1981. A temática música transterritorializada ou repertório dos imigrantes, sob perspectiva etnomusicológica, busca contribuir para os estudos de antropologia urbana em discussões sobre minorias étnicas, especificamente, sobre comunidade nikkei, ou nipobrasileiros. O primeiro capítulo esclarece sobre a natureza do estudo situando o tema, as bases teórico-metodológicas, as intenções, as descobertas e questões iniciais da pesquisa. Dados Musicais Imigrados, parte I, aproxima-se da abordagem pré-partida (Schramm 1990) e fornece as bases organológicas apreendidas da literatura musicológica e com os co-autores dos grupos observados. O capítulo 2, Dragão Deitado na Areia Confabula com as Ondas, situa o instrumento e a diacronia das escolas sōkyoku. O capítulo 3 esboça um tutorial sobre a Notação Musical e os Recursos Sonoros do koto, para iniciados em notação ocidental. O capítulo 4 agrega uma Introdução à Análise do Repertório para Koto, focalizando Rokudan no Shirabe, peça representativa das escolas. As partes II e III seguem a linha de abordagem surgimento, manutenção e adaptação (Satomi 1998), uma aproximação de construção histórica, manutenção social e criação individual da música (Rice 1987). As duas partes indicam as circunstâncias históricas e sócio-culturais, os principais agentes dos grupos e as atitudes e conceitos em torno do ensino, aprendizagem e performance. A pesquisa de campo, iniciada em 1996, envolve três entidades sociais sediadas na cidade de São Paulo: a AOKB Associação Okinawa Kenjin do Brasil, o grupo Miwa-Kai e a ABMCJ Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa. Estes três casos dividem-se de acordo com o comportamento observado durante a pesquisa. Nas duas filiais das sōkyoku de Ryūkyū, da AOKB, e no grupo Miwa-Kai, simpatizante do estilo Ikutaryū, prevalecem atitudes coletivistas peculiares ao imigrante pré-guerra. A análise desses dois grupos consta nos capítulos 5 e 6, que compõem a parte II intitulada Surgimento e Continuidade de Atitudes Pré-Guerra. A parte III, Implantação da Mentalidade Pós-Guerra, composta pelos capítulos 7 e 8, discorre sobre a ABMCJ. Esta entidade congrega uma exprofessora do estilo Yamada-ryū, e os grupos Miyagi-kai e Seiha Brasil de Koto, adeptos de ramificações da Ikuta-ryū. No interior desses grupos convivem a conduta rural pré-guerra e a mentalidade urbana moderna ou ocidentalizada do pós-guerra. A Conclusão justifica que as atitudes culturais de etnicidade, herança ou ideologia podem ser consideradas tanto como manutenção de valores da terra emigrada, quanto como adaptação aos valores da terra de acolhimento. Especulando as razões dessa resistência cultural, detectou-se que praticar a música clássica de minoria étnica em uma megalópole como São Paulo pode ser um eficaz mecanismo de defesa ou de elaboração do conflito (Hashimoto 1995). Os imigrantes reconstroem a terra perdida, no espaço ou no tempo, e os descendentes, internos e externos à comunidade, um mundo idealizado livre de contaminações.

ASSUNTO(S)

dinâmica cultural ethnomusicology etnomusicologia nikkei community transplanted sokyoku musica sokyoku transterritorializado cultural behaviour comunidade nikkei

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