Do neoliberalismo ao pós-neoliberalismo: uma análise crítica da mudança do discurso do FMI face à crise financeira internacional dos anos 1990 e à emergência das propostas altermundialistas da ATTAC.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Na aurora do século XXI, o FMI, que durante duas décadas vinha pregando aquilo que viria a ser conhecido como o neoliberalismo, muda o seu discurso, introduzindo novos elementos na sua composição, gerando aquilo que ficou conhecido como o pós-neoliberalismo. O presente trabalho visa a analisar esta mudança do discurso do Fundo Monetário Internacional (FMI). Esta mudança aconteceu em função da grave crise financeira internacional somada à emergência do movimento altermundialista no cenário internacional, em especial o aparecimento da ATTAC (Associação pela Taxação das Transações Financeiras em Apoio aos Cidadãos e Cidadãs). Para tanto, vamos utilizar como ferramenta teórico-metodológica a análise crítica do discurso, que é um método que parte do pressuposto de que poder e discurso são palavras que se alternam, ou seja, que o discurso é a cristalização do poder, e que, portanto, é uma ferramenta para analisar como os discursos moldam o poder na sociedade, como este poder é desconfigurado, reconfigurado e desafiado pelo discurso e por sua mudança. Faremos isso a partir da análise dos informes anuais do Fundo Monetário Internacional, nos quais se torna evidente esta mudança, em confronto com o discurso da plataforma internacional da ATTAC, que aponta para a emergência de uma contestação política ao que foi pregado pelas organizações multilaterais hegemônicas como o único modelo possível para a economia internacional.

ASSUNTO(S)

critical discourse analysis pós-neoliberalismo administracao financeira movimento altermundialista análise crítica do discurso alterglobalist movement imf neoliberalismo neoliberalism international financial crises post-neoliberalism fmi, attac attac crises financeiras internacionais

Documentos Relacionados