Distribuição e abundância de larvas de Phosichtyidae e condições oceanográficas na região entre o cabo de São Tomé (RJ) e a ilha de São Sebastião (SP) / Distribution and abundance of larval Phosichthyidae and oceanographic conditions in the region between São Tomé cape (RJ) and São Sebastião island (SP)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A distribuição horizontal e vertical das larvas de peixes mesopelágicos de Phosichthyidae foi descrita a partir de dados amostrados desde a superfície até 200 m de profundidade, e em 5 estratos na coluna de água. As coletas foram realizadas no verão e inverno de 2002, em radiais perpendiculares à costa Sudeste do Brasil, entre o cabo de São Tomé (RJ) e a ilha de São Sebastião (SP). A abundância das larvas (larvas.m²) foi estimada para o material amostrado pela rede Bongô (333 cm) e a densidade (larvas.m³) para a Multi Plankton Sampler (300 cm). No total foram coletadas 538 larvas de Phosichthyidae no verão e 146 no inverno. Duas espécies foram identificadas, Pollichthys mauli e Vinciguerria nimbaria, ambas apresentaram-se distribuídas, preferencialmente, na região oceânica da área de estudo com maiores densidades entre 60 e 80 m de profundidade, onde a temperatura e a salinidade foram superiores a 20°C e 36, respectivamente, estando diretamente relacionados à massa de Água Tropical, transportada pela Corrente do Brasil. Todas as fases de desenvolvimento larval foram capturadas, entretanto, a maioria das larvas estava em pós-flexão da notocorda. Em relação à variação diária, as larvas foram mais abundantes durante a noite.

ASSUNTO(S)

distribuição horizontal mesopelagic fish larvae vertical distribution vinciguerria nimbaria. corrente do brasil larvas de peixes mesopelágicos vinciguerria nimbaria. brazil current horizontal distribution pollichthys mauli tropical water Água tropical distribuição vertical pollichthys mauli

Documentos Relacionados