DISCUSSION CURRICULAR THEME FROM ENERGY PERSPECTIVE INTERVENTION IN CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS / DISCUSSÃO CURRICULAR A PARTIR DO TEMA ENERGIA NUMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo principal investigar a participação de professores de diversas disciplinas em reuniões de discussão curricular, numa escola pública de nível médio da cidade de Goiânia, a partir do tema energia. Tratase de um subprojeto inserido numa parceira Universidade/Escola, na perspectiva do surgimento de novos caminhos de intervenção na própria prática. Partindo desses pressupostos é fundamental destacar o papel dos núcleos de pesquisa como o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC do IQ/UFG em ambientes coletivos como a escola, pois, a relação assimétrica entre os componentes permite tanto o crescimento coletivo quanto o individual. Considerando que é entre saberes teóricos e práticos que se constitui o saber profissional, esta pesquisa se configura como uma alternativa inovadora no Ensino de Ciências realizada durante a execução do subprojeto intitulado Construção de um coletor solar com materiais alternativos: uma experiência com energia limpa no ensino médio, visando aumentar o interesse dos alunos pelas ciências naturais e pelas engenharias, além da intenção de motivar os professores da escola a adotarem práticas de ensino mais estimulantes. Os dados deste estudo, que tem elementos de uma pesquisa participante, foram construídos a partir da análise das transcrições de seis reuniões de planejamento registradas em VHS. Da análise dos dados foi possível se concluir que os professores têm dificuldades em se engajarem em atividades diferentes daquelas que constituem o cotidiano escolar. Ao mesmo tempo constatamos a potencialidade que este tipo de aproximação, Universidade/Escola, tem na perspectiva da elaboração de novas propostas de ensino e concluímos que apoiados por parceiros mais experientes e com o apoio da administração escolar os professores propõem, discutem, elaboram e executam novas práticas pedagógicas.

ASSUNTO(S)

pesquisa participante formação continuada de professores 1.formação continuada de professores; professores do ensino médio curricular discussion continued training of teachers discussão curricular participatory research educacao

Documentos Relacionados