(DIS)ABLING BODY AND CONSCIOUSNESS: TECHNOLOGICAL AFTERNESS AND AFTER-HUMANS IN REALIVE AND UPGRADE

AUTOR(ES)
FONTE

Trab. linguist. apl.

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/09/2019

RESUMO

RESUMO Este artigo fala sobre espaços pós-humanos e pós-vida tecnológica associados à fisionomia dos humanos. A alteração mecânica no funcionamento biológico é experimentada diretamente na apreensão da consciência orgânica. A ruptura na consciência divide-a em duas partes distintas - uma pertencente ao humano em desaparecimento, a outra ao cibernético emergente. O novo ser não é mais um humano, mas (um) outro humano, uma similitude diversa evoluída. No filme Realive (2016), encontramos uma extensão de um self além da morte, quando colocado em outro corpo. Porém, esse aprimoramento torna difusas todas as reações “naturais” e veículos de significado, principalmente o conhecimento da morte e da mortalidade. Em uma restauração Frankensteiniana clássica, Marc é reanimado, em 2084, por métodos de criogenização, sob a bandeira do “Projeto Lázaro”. As “humáquinas” pós-humanas dissolvem a posição do humano teleológico, estendendo o DNA à digitalidade. Upgrade (2018) mostra a metamorfose de Gray Trace, um ludita, via um chip intensificador biomecânico nele instalado, Stem. O implante, semelhante a uma barata, não apenas apaga o corpo tetraplégico de Grey, mas, ironicamente, “deseja” possuir e manobrar o corpo do seu hospedeiro. A consciência robótica nesses depois-de-humanos assimilados é uma consciência emprestada, ativada pela infusão da partícula biológica evanescente - a vida. Nanotecnologia, máquinas moleculares, manipuladores de nervos, câmeras implantadas no cérebro, nanorrobôs autogeradores e membros artificiais surgem como elementos da utopia/distopia pós-humana. Paradoxalmente, em ambos os filmes, os protagonistas, após sua reanimação e upgrade, tentam retornar às suas posições originais de morte e deficiência física. Buscando recuperar o corpo vivido, eles perdem sua reciprocidade corporificada com animais, máquinas e outras formas de vida. A potencialidade misteriosa, irredutível, desconhecida e incognoscível da vida é nivelada e dissipada pelo excedente informacional. Este artigo tenta discutir as reações do corpo físico enquanto memória pós-criogenização e compreender os limites da incapacitação psicológica e da morte da consciência após a reconstrução tecnológica do corpo deficiente.ABSTRACT My paper talks about post-human spaces and technological afterness associated with the physiognomy of humans. Mechanical alteration in biological mechanisms is directly experienced in seizing of organic consciousness. The rupture in consciousness splits it into two distinct parts-one belonging to the disappearing human, the other to the emerging cybernetic. The new being is not another human, but (an)other human, an evolved different sameness. In the film Realive (2016) we encounter an extension of the self beyond death by re-placing it into another body. However, this enhancement diffuses all ‘natural’ responses and meaning-making vehicles, primarily the cognizance of death and mortality. In a classic Frankensteinian restoration, Marc is reanimated in 2084 through extensive methods of cryonization under the banner ‘Lazarus project’. The post-human ‘humachines’ dissolve the position of the teleological man and stretch DNA to digitality. Upgrade (2018) shows us the metamorphosis of Grey Trace, a luddite, by an installed biomechanical enhancer chip, Stem. The roach-like implant not only erases Grey’s quadriplegic body, but ironically ‘desires’ to possess and manoeuver the host’s body. Robotic consciousness in these assimilated after-humans is borrowed consciousness activated by infusing the evanescent biological particle - life. Nanotechnology, molecular machines, nerve manipulators, cameras implanted inside the brain, self-generating nanobots, artificial mechanical limbs have emerged as elements of posthuman utopia/dystopia. Paradoxically, in both the films the protagonists, after their reanimation and upgradation, try to return to their original position of death and disability. In their quest to retrieve the lived body they lose their embodied reciprocations with animals, machines and other forms of life. The mysterious, irreducible, unknown and unknowable potentiality of life is levelled and dissipated by surplus information. This paper attempts to discuss the reactions of embodied body as memory post-cryonization, and to understand limits of psychological disability and death of consciousness after technological reconstruction of the disabled body.

Documentos Relacionados