Development of electrochemical interfaces based on poly(pyrrole) and lamellar vanadium pentoxide xerogel nanocomposites. / "Desenvolvimento de interfaces eletroquímicas à base de nanocompósitos de poli(Pirrol) e xerogel lamelar de pentóxido de vanádio"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Esta tese apresenta um estudo detalhado das propriedades eletroquímicas dos nanocompósitos de V2O5.nH2O e poli(pirrol) sobre a superfície de eletrodos. Demonstramos aqui que pelo controle de parâmetros de síntese é possível alterar a composição das interfaces eletroquímicas dos eletrodos modificados, fazendo com que o poli(pirrol) esteja por cima, por baixo ou dentro do V2O5 que recobre os eletrodos. Esta diferenciação estrutural tem repercussão nas propriedades eletroquímicas e espectroscópicas dos eletrodos modificados. Desenvolvemos além disto um método para gerar matrizes de V2O5.nH2O, assim como nanocompósitos com poli(pirrol) que possuam anisotropia elétrica tridimensional, propriedade útil em eletrônica. Na última parte do trabalho, poli(pirrol) foi inserido em matrizes de intercalação do tipo BV (V2O5.nH2O estabilizado com esmectita) gerando materiais estáveis em meio aquoso e adequados modificadores de eletrodos, viabilizando a exploração das propriedades dos compósitos de V2O5/poli(pirrol) em água.

ASSUNTO(S)

interfaces eletroquímicas nanocompósitos polypyrrole vanadium pentoxide matrizes de intercalação intercalation matrices pentóxido de vanádio polipirrol electrochemical interfaces nanocomposites

Documentos Relacionados