Deve-se investigar o achado de diverticulose?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O achado de divertículos em exames de imagem ou exames endoscópicos em pacientes assintomáticos não requer qualquer investigação adicional. Não é necessário repetir o exame ou encaminhar para gastroenterologia ou proctologia.

O termo diverticulose refere-se à presença de divertículos no cólon, sendo uma condição assintomática e sem associação com processo inflamatório, infeccioso ou risco de câncer de cólon. É um achado comum em exames realizados por outros motivos e sua prevalência aumenta com a idade, podendo chegar a 65% em pacientes com 80 anos. A grande maioria dos indivíduos permanecerá assintomática durante toda a vida.

Cerca de 10% a 25% dos pacientes com doença diverticular desenvolverá diverticulite em algum momento da vida, que é caracterizada por dor abdominal (especialmente em fossa ilíaca esquerda) e febre, achados estes que indicam a necessidade de realização de exame de imagem (preferencialmente a tomografia abdominal com contraste), em caráter de urgência. Destes apenas 15% terão a forma complicada da doença, caracterizada por abscesso, perfuração, fístula ou obstrução colônica. Mais raro ainda é a ocorrência de sangramento diverticular, que ocorre em 5% a 10% de todos os casos, havendo aumento de risco após uso de anti-inflamatórios não esteroides.

Evidências indiretas sugerem que dieta rica em fibras e restrita em carne vermelha, controle de peso e realização de atividade física regular podem reduzir a progressão para doença diverticular sintomática. Não há necessidade de evitar grãos como nozes, milho, pipoca ou semelhantes.

1. Campos FGC, Regadas FSP, Pinho MSL. Tratado de coloproctologia. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.

2. Duncan BB, et al. Medicina Ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

3. Pemberton JH. Colonic diverticulosis and diverticular disease: Epidemiology, risk factors, and pathogenesis [Internet]. Waltham (MA): UpToDate, 2017. [Acesso em 08 set 2017]. Disponível em: 

4. Steele, SR, Hull TL, Read TE. (Ed.). The ASCRS textbook of colon and rectal surgery. 3. ed. 2016. p. 645.

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico d92 doença diverticular intestinal diverticulite diverticulose cólica doenças do sistema digestório

Documentos Relacionados