Determinantes do investimento em projetos de cana-de-açúcar em goiás (2007-2010) / Determinants of investment in projects of cane sugar goiás (2007-2010)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/08/2011

RESUMO

Esta dissertação tem o objetivo de perscrutar quais são os fatores que mais fundamentalmente determinaram a variação dos investimentos em projetos em cana-de-açúcar no estado de Goiás, de modo especial, entre os anos 2007 e 2010, que é quando passam a se concentrar os projetos de investimentos no estado em tela. Para abordar este problema, cinco hipóteses foram propostas: a expansão da cana no período pode ser explicada mais por ganhos de produtividade que pela disponibilidade de áreas agricultáveis; a segunda hipótese declara que o incentivo fiscal pode estar influenciando a atração dos investimentos. A terceira hipótese sugere que há investimentos induzidos pela venda de carros bicombustíveis em nível nacional; a quarta propõe que os investimentos autônomos podem estar apoiados em Crédito Fiscal e Mudança Técnica, representando a difusão tecnológica e antecipação a demandas no futuro. A última hipótese inspira a possibilidade de que o crescimento econômico dos municípios canavieiros ter influenciado o PIB do estado de Goiás. Para verificar tais hipóteses, adotou-se por metodologia testes quantitativos, como Regressão Linear, e observação indireta dos fatos e indicadores. Entretanto, um referencial para estudar o problema não basta; portanto, elegeu-se um sistema teórico que abrange as Teorias do Investimento Keynesianas, as teorias sobre Inovação e Difusão Tecnológica, lideradas por Schumpeter e seus continuadores. As conclusões gerais foram a de que parece que não há evidências de que a expansão de cana esteja apoiada em ganhos de produtividade; parece, contudo, que os incentivos fiscais realmente influenciaram a atração de investimentos; ainda, os testes permitem inferir que parece que os investimentos estão sendo induzidos pelas vendas nacionais de carros flex. Também parece que a difusão tecnológica corresponde aos investimentos autônomos, assim como as evidências fazem parecer que o crescimento econômico dos municípios canavieiros tem influenciado o PIB do estado. Contudo, a pesquisa revelou mais: o processo histórico envolvendo os investimentos em cana mostra que esta tem tido vivaz influência no desenvolvimento de Goiás desde o século 18, pode-se, seguramente, depreender que a cana contribuiu muito para a consolidação da vocação agrícola e crescimento econômico do estado desde então.

ASSUNTO(S)

incentivos fiscais investimentos investimento externo direto sistema agroindustrial da cana-de-açúcar goiás brasil agronomia tax incentives investments foreign direct investment agroindustrial system of the cane sugar goyaz, brazil.

Documentos Relacionados