DetecÃÃo de colisÃo entre objetos convexos com caracterÃsticas geomÃtricas mutantes usando a tÃcnica de octree esfÃricas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Esta tese aborda um dos principais problemas encontrados em sistemas de Realidade Virtual que procuram proporcionar verdadeira imersÃo do usuÃrio ao ambiente: detecÃÃo e identificaÃÃo de colisÃo entre objetos. O trabalho visa inicialmente estudar, compreender e analisar soluÃÃes para o problema disponÃveis na literatura. Esta pesquisa preliminar serviu como subsÃdio para a criaÃÃo do Sistema de DetecÃÃo de ColisÃo (SDC) que atua em tempo real sobre objetos convexos com caracterÃsticas geomÃtricas mutantes. O sistema consiste de trÃs fases: Fase de DetecÃÃo de ColisÃo entre EnvoltÃrios EsfÃricos, Fase de IdentificaÃÃo dos ProvÃveis Pontos de ColisÃo e Fase de ValidaÃÃo da ColisÃo. Ã usada a tÃcnica de Octree esfÃrica para agilizar o processo de identificaÃÃo dos provÃveis pontos de colisÃo e adotou-se uma abordagem analÃtica para validaÃÃo destes pontos. Escolheu-se a API grÃfica Java 3D como ferramenta de desenvolvimento para um modelador de ambientes virtuais, adaptado ao problema da detecÃÃo de colisÃo, com o objetivo de realizar a trabalhosa tarefa de representar e visualizar os corpos sintÃticos, focando o trabalho no desenvolvimento e aperfeiÃoamento da tÃcnica proposta. Desenvolveu-se o modelador para dar suporte Ãs simulaÃÃes. Os aspectos de geometria e aparÃncia dos objetos, animaÃÃo dos corpos, assim como nÃveis de precisÃo e identificaÃÃo da colisÃo sÃo definidos atravÃs de interfaces grÃficas.

ASSUNTO(S)

sistemas interativos computaÃÃo grÃfica detecÃÃo de colisÃo (ambiente virtual) realidade virtual

Documentos Relacionados