Desenvolvimento e validação de método para determinação simultânea de Carbadox e Olaquindox em ração para aves por cromatografia líquida de alta eficiência com confirmação em espectrometria de massas

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/02/2012

RESUMO

Dentre os problemas enfrentados hoje pela indústria brasileira de carnes para exportação um dos mais relevantes é, sem dúvida, a presença de resíduos de drogas veterinárias nos tecidos dos animais. O uso do Carbadox e do Olaquindox como agentes promotores de crescimento em rações foi proibido no Brasil desde 2004 e por causa desta proibição, a disponibilidade de métodos rápidos, confiáveis e sensíveis para determinação destas drogas em alimentos para animais é de fundamental importância. Com base nestes aspectos, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar um método analítico, que utiliza uma única etapa de extração, para análises qualitativa e quantitativa de Carbadox e Olaquindox, em ração para aves por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) com confirmação por espectrometria de massas (MS/MS). Os parâmetros de desempenho avaliados foram: linearidade, faixa de trabalho, efeito de matriz, precisão e exatidão, sensibilidade, limite de detecção, limite de quantificação, limite de decisão (CC), capacidade de detecção (CC) e incerteza. Observou-se o ajuste de todas as determinações à regressão linear evidenciado pelos valores de coeficientes de determinação próximos a 1. Não houve efeito significativo de matriz na resposta do detector. A recuperação variou de 70 a 108% para o Olaquindox e 87 a 118% para o Carbadox. Os limites de detecção foram 0,0009 e 0,008 g.ml-1 (9g.kg-1 e 80g.kg-1) e os limites de quantificação foram 0,0012 e 0,011 g.ml-1 (12g.kg-1 e 110g.kg-1) para Carbadox e Olaquindox respectivamente. Foi concluído que o método desenvolvido e validado atende ao uso pretendido, pois a rapidez e menor número de etapas analíticas são características desejáveis em um método cromatográfico.

ASSUNTO(S)

ave alimentação e rações teses. cromatografia líquida de alta eficiência teses. espectrometria de massa teses. rações analise teses.

Documentos Relacionados