Desenvolvimento e adaptação de tecnologia para obtenção de amostras de material intra uterino durante a gestação em cães SRD (Canis familiares - Linnaeus, 1758) / Development and adaptation of technology for attainment of samples from intra uterine material during gestation in mongrel dogs (Canis familiares- Linnaeus, 1758)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Foram utilizadas 10 cadelas prenhez (SRD), oriundas de Centros de Controle de Zoonoses de São Paulo e Região, em diferentes estágios de gestação. Os animais foram submetidos a exame clinico geral e a uma avaliação ultrasonográfica para determinação do tempo de gestação. O desenvolvimento de tecnologias que possam auxiliar o diagnóstico prematuro de alterações genéticas em animais é algo ainda novo, contudo fundamental para o futuro. Uma destas técnicas é a Biopsia de corio fetal a qual nos permite coletar de modo pouco invasivo amostra de tecido fetal e submeter este a exames cromossõmicos e de DNA. Através deste conseguimos identificar o sexo do feto com total exatidão. Também realizamos um estudo sobre a composição dos líquidos fetais, o qual obtivemos os seguintes resultados para líquido amniótico e alantoideano respectivamente: pH 8,19 e7,13, proteína 144,44 e 121,11, densidade 1007,5 e 1011,44, Creatinina 2,21 e 22,71, Albumina 0,28 e 0, 13, Fosfatase alcalina 432,94 e 22,73, proteína total 0,22 e 0,24, concluindo assim a grande semelhança dos líquidos fetais com a urina. A macroscopia do cordão umbilical nos forneceu alguns dados interessantes tais como a relação de tamanho entre o feto e o cordão umbilical a qual é de 2:1, outro dado interessante que é a relação de peso entre a placenta e o cordão umbilical que fica na proporção de 11,5:1. Microscopicamente o cordão umbilical do cão possui características próprias como a confluência das veias umbilicais ocorrendo próximo a cavidade abdominal, as paredes das veias (2) são delgadas e das artérias (2) são musculares e espessas, o dueto alantoideano localiza-se entre os quatro vasos. O saco vitelínico apresenta grande quantidade de capilares, parede delgada e vitelo.

ASSUNTO(S)

animal fetal fluids animal umbilical cord liquido fetal animal cordão umbilical animal bioquimica animal biopdi biopdis cães animal biochemistry placenta dogs placenta

Documentos Relacionados