Desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol escolar

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente estudo se justifica e objetiva a investigar as diferenças entre os métodos de ensino tradicional e situacional no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual nas sessões de treinamento de voleibol, bem como observar qual a possível ordem de aparecimento desses métodos que poderia influenciar positivamente este desenvolvimento. A amostra foi composta por 36 estudantes, do sexo masculino da faixa etária de 12 a 14 anos, sendo 22 destes, inscritos nas equipes escolares de voleibol e 14 estudantes, freqüentes nas aulas de educação física e não praticavam a modalidade voleibol. Para a realização deste estudo foram designados para cada grupo um processo de ensino-aprendizagemtreinamento diferente, o processo de aprendizagem iniciou-se pelo GE1 com a metodologia situacional, enquanto que o GE2 com a metodologia tradicional e ao final de 15 sessões o método é invertido. Para confirmar a execução do método proposto foi realizado o protocolo de observação sistemática e categorização dos treinos desenvolvido por Stefanello (1999) Para a avaliação do CTP dos atletas foi utilizado o teste KORA (Avaliação Orientada através do Conceito) desenvolvido por Memmert (2002) segundo o parâmetro tático Reconhecer espaços (RE) e para a avaliação do CTD foi utilizado o teste de conhecimento tático declarativo em situação de ataque de rede validado por Paula (2001). Os resultados encontrados permitiram as seguintes conclusões. Os três grupos (GE1, GE2 e GC) no pré-teste estatisticamente apresentavam o mesmo resultado inicial p>0,05 CTD (0,079) e CTP divergente (0,838) e convergente (0,720). O teste de Mann-Whitney Whitney para avaliação do efeito do Método Situacional em 15 sessões de treinamento aplicadas ao GE1, não encontrou diferenças significativas no CTD (p=0.7024). Por outro lado, no CTP, observou-se significância estatística, pois em ambos os casos, convergente (0,0027) e divergente (0,0165), o p-valor obtido foi inferior a 0.05. Quando analisadas 15 sessões iniciais do GE2 apresentou resultados diferentes no pré-teste e pós-teste 1. Sendo assim, conclui-se que o método tradicional não surtiu efeito no aprendizado do CTD (0,6499) e CTP convergente (0,9346) e divergente (0,5933). Para comparação do efeito da evolução das equipes pós-treinamento, é necessário avaliar então, os resultados do teste de Kruskal-Wallis obtidos no Pós-teste 1 CTD (0,073), CTP convergente (0,001) divergente (0,015) e Pós-teste 2 CTD (0,360), CTP convergente (0,000) divergente (0,044). Em decorrência desses resultados, sugere-se que a seqüência de treinamentos aplicados ao GE1 (método situacional e em seguida método tradicional) ocasionou num melhor desempenho, uma vez que os 03 grupos estavam num mesmo patamar inicial comprovado pelos resultados nos pré-testes.

ASSUNTO(S)

voleibol metodos de ensino teses. processamento da informação humana teses. congnição teses. psicologia da aprendizagem teses. aprendizagem teses.

Documentos Relacionados