Desenvolvimento de modelos preditores de acúmulo de forragem em pastagens tropicais com base em variáveis meteorológicas.

AUTOR(ES)
FONTE

REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Objetivou-se modelar uma estrutura de banco de dados, identificar e quantificar atributos condicionantes do acúmulo de forragens no Brasil central e desenvolver modelos estimadores do acúmulo de forragem potencial com base em parâmetros climáticos. Dados de experimentos com cultivares do gênero Cynodon, Panicum e Brachiaria e registros climáticos diários para o local e período experimentais foram cadastrados em um banco de dados relacional. O banco de dados permitiu gerar listagens ordenadas das taxas médias de acúmulo de forragem (TMA), temperatura média (Tmed), máxima (Tmax), mínima (Tmin), radiação global incidente (Rad) e dias do ano (DA) para cada período de crescimento. Realizaram-se regressões lineares simples e múltiplas com variáveis climáticas como regressoras e TMA como variável resposta. O modelo com Tmin como variável independente se destacou com os melhores valores para o coeficiente de determinação (R2), critério de Akaike (AIC) e critério Bayesiano (BIC), sendo adotado como padrão. Os modelos foram agrupados com o teste de coincidência em B1 (Marandu, Basilisk e Arapoty, TMA=-94.92+8.19Tmin); B2 (Capiporã e Xaraés, TMA=-128.07+10.66Tmin); C1 (Tifton 85 e Estrela, TMA=-84.69+9.06Tmin); C2 (Coastcross, Florico e Florona, TMA=-67.01+7.97Tmin); P1 (Atlas e Mombaça, TMA=-55.22+6.36Tmin) e P2 (Tanzânia e Tobiatã, TMA=-29.15+5.93Tmin).

ASSUNTO(S)

modelos preditores estacionalidade de produção orçamento forrageiro sistema de produção production systems models forage

Documentos Relacionados