Desenho também é coisa séria: desvelando o "funcionário padrão" da sociedade capitalista moderna no desenho animado bob esponja calça quadrada
AUTOR(ES)
Paula, Alessandro Vinicius de, Pinto, Lauisa Barbosa, Lobato, Christiane Batista de Paulo, Mafra, Flávia Luciana Naves
FONTE
RAM, Rev. Adm. Mackenzie
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-10
RESUMO
Considerando-se as configurações do mundo do trabalho na sociedade capitalista moderna, incluindo sua centralidade na vida do indivíduo como base da formação identitária dos seres humanos, adotou-se uma abordagem qualitativa para desenvolver um estudo observacional de um ambiente social fictício na animação infantil Bob Esponja Calça Quadrada, desvelando como ela pode representar um "modelo ideal/padrão do bom trabalhador" apresentado para o público infanto-juvenil. Os quatro episódios aqui analisados servem de pano de fundo para uma reflexão sobre os relacionamentos organizacionais e as dualidades/contrastes (prazer e sofrimento) de percepções e subjetividades presentes nesse contexto. Observa-se, nos episódios analisados, uma dicotomia entre o "bom e o mau trabalhador". Os episódios retratam o antagonismo na relação com o trabalho do personagem protagonista Bob Esponja (que estabelece uma relação subjetiva positiva e prazerosa com sua atividade de trabalho, mas também alienada) e seu antagonista, Lula Molusco (que representa a esfera do sofrimento e da penosidade no trabalho). Os quatro episódios selecionados apresentam elementos essenciais para a compreensão da importância que o trabalho representa na vida dos indivíduos e como se dá essa dinâmica no atual modelo capitalista contemporâneo, pautado no gerencialismo, que valoriza o alto desempenho e transforma o indivíduo em capital que deve ser produtivo a qualquer custo.
ASSUNTO(S)
identidade trabalho e subjetividade ideologias do trabalho identidade organizacional estudo observacional
Documentos Relacionados
- Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
- Desenho animado e educação: calça quadrada, cabeça redonda?
- Quando a brincadeira vira coisa séria: dos mitos e (in)verdades sobre as relações entre jogos digitais, cultura e consumo
- Desenho animado : o discurso-imagem
- O personagem Bob Esponja e a relação das crianças com produtos licenciados