Desempenho térmico de coberturas vegetais em edificações na cidade de São Carlos-SP. / Thermal performance of planted roofs in buildings in the city of São Carlos-SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

As vantagens das coberturas verdes têm sido objeto de estudo de vários pesquisadores em diferentes países, pois as mesmas podem contribuir positivamente para a melhora do clima nas cidades e do desempenho térmico dos edifícios, tanto no verão quanto no inverno. Este trabalho tem como objetivo geral avaliar, experimentalmente, o comportamento térmico de uma cobertura verde, em protótipo, submetida ao clima da região de São Carlos, em situação de inverno e de verão. Para tanto, foram monitoradas as lajes de coberturas com e sem vegetação, a fim de se obter dados de seus desempenhos térmicos. Para monitorar dados de temperaturas e umidades relativas do ar e temperaturas superficiais das faces internas das lajes, o material utilizado foi um sistema eletrônico de aquisição de dados. Por meio do programa Jardim 1.0, foram estimadas as temperaturas superficiais externas da laje sem vegetação e das folhas da camada de vegetação da cobertura verde. Os dados de irradiância solar global e velocidade do vento, necessários à estimativa dessas temperaturas superficiais externas, foram fornecidos pela estação climatológica da Escola de Engenharia de São Carlos. As análises foram ordenadas de modo a comparar os desempenhos térmicos das coberturas em cada uma das situações, separadamente, e entre uma situação e outra. No inverno a cobertura verde apresentou uma amplitude térmica média 70% menor que a da cobertura sem vegetação. No verão, entre as temperaturas do ar nos ambientes internos às coberturas ocorreram diferenças de até 5C. Os valores obtidos mediante as comparações indicaram um desempenho mais satisfatório da cobertura verde, a qual se manteve mais estável e resistente às flutuações térmicas diárias, tanto no inverno quanto no verão. Estes resultados indicaram que a cobertura ajardinada dispõe de importante potencial de aplicação no clima considerado, sendo solução de custo relativamente baixo e podendo contribuir efetivamente para melhorar o conforto ambiental e a eficiência energética do ambiente construído.

ASSUNTO(S)

construcao civil planted roof desempenho térmico cobertura verde environmental comfort conforto ambiental arquitetura e conservação de energia thermal performance

Documentos Relacionados