Deleuze e a reversão do platonismo: ressonâncias estéticas e políticas no conceito de simulacro / Deleuze and the reversal of Platonism: aesthetic and political resonances in the concept of sham

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/04/2011

RESUMO

Esta dissertação tem por objetivo apresentar estudo acerca do movimento da reversão do platonismo efetuada pelo filósofo francês Gilles Deleuze; mais especificamente sobre as ressonâncias estéticas e políticas do simulacro. Por um lado, buscaremos investigar o caráter das forças e vontades que substanciam a dialética platônica, para assim explicitarmos até onde há equiparação com as forças e vontades reativas, negativas. Isso nos possibilitará melhor compreender a motivação platônica, seu atrelamento a um aparelho reativo e as especificidades de sua ficção. Desse modo, articularemos os conceitos de força, vontade de potência e eterno retorno, no fito de garantir certa consistência na compreensão do plano conceitual de tal reversão. Por outro, buscaremos investigar os conceitos subvertidos por Deleuze, a saber, a dialética, o método da divisão, a Ideia e o não-ser, para explicitarmos a complexidade conceitual dessa reversão. Por fim, compreendendo o simulacro como conceito-chave à reversão deleuzeana do platonismo, aventamos a hipótese de que tal conceito implica ressonâncias estéticas e políticas. Sustentamos estético aqui no sentido de sistema intensivo que apreende o Ser do sensível, garantindo um novo empreendimento da experiência e dos possíveis e, conseguintemente, fundindo as duas formas cindidas da Estética. No concernente ao político, o simulacro é o conceito combatente dos modelos, determinismos e aplicações derivadas das teses platônicas da Ideia e que vinculam o bem da cidade com o bem dos cidadãos em uma dialética dos rivais. Como também é o simulacro que empreende um modelo Outro para o político, modelo descentrado, anárquico, subversivo e, com efeito, revolucionário. Destarte, sustentamos o caráter estético do simulacro como concomitantemente político, pois afirma e empreende a existência estética e prescreve os direitos dos simulacros no campo do político, nas superfícies, no fátuo das cidades.

ASSUNTO(S)

política estética simulacro reversão do platonismo deleuze filosofia reversion of platonism deleuze simulacrum aesthetics politics.

Documentos Relacionados