Degradação de corantes da indústria alimentícia por processos oxidativos e redutivos: monitoramento por espectrometria de massas com ionização electrospray (ESI-MS)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Neste trabalho, estudou-se a degradação de alguns corantes utilizados na indústria alimentícia (azul brilhante, amaranto, amarelo crepúsculo e vermelho 40) por processos oxidativos (ozonólise e Fenton combinado) e redutivos com metais de valência zero (Fe0 eSn0) e radiação ultrassônica. Nos processos redutivos foi investigada a influência das variáveis envolvidas nas condições reacionais (tempo de exposição à radiação ultrassônica e massa de metal), utilizando planejamento fatorial de experimentos. Esse método possibilitou a investigação da influência dessas variáveis com um número reduzido de experimentos. As análises por UV-Vis revelaram que todos os processos utilizados foram muito eficientes na degradação dos corantes estudados, sendo observadas taxas de degradação bem próximas de 100% na maioria dos casos e superiores a 90% em todos eles. As análises de Carbono Orgânico Total (COT), por sua vez, mostraram que ocorreu mineralização parcial das soluções aquosas dos corantes submetidos aos diferentes processos, indicando, portanto, a formação de produtos de degradação. A técnica ESI-MS foi eficiente para o monitoramento da degradação e, em alguns casos, foi possível a identificação de produtos formados e a proposição de mecanismos de degradação. A ozonólise do corante amaranto foi monitorada por GC-MS, o que permitiu um melhor entendimento deste processo quando aplicado a corantes da classe azo. Testes de ecotoxicidade à Artemia salina revelaram que todos os corantes e seus produtos de degradação (via ozonólise) apresentam baixa toxicidade quando em menores concentrações. Em maiores concentrações, os produtos de degradação do corante azul brilhante foram os que apresentaram maior toxicidade, e os demais corantes e seus produtos apresentaram toxicidade moderada.

ASSUNTO(S)

espectrometria de massa teses.   corantes em alimentos  teses.   reação de oxidação-redução teses.   degradação ambiental teses  química analítica teses.  

Documentos Relacionados