Da renovatio urbis à cidade porosa : um laboratório para a cidade contemporânea / From the renovatio urbis to the porous city : a laboratory for the contemporaneous city

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/05/2011

RESUMO

Esta tese apresenta uma reflexão sobre a cidade contemporânea e o seu projeto, através da análise da contribuição teórico-projetual do urbanista italiano Bernardo Secchi. O recorte espaço-temporal é a Europa, com ênfase na Itália, a partir da década de 1980 até os dias atuais. No período, esse urbanista passou a contribuir ativamente com a publicação de textos em revistas, com pesquisas no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (IUAV), e com a elaboração de planos e projetos, fazendo da cidade um grande laboratório. A produção de Secchi evidencia uma troca permanente entre pesquisa e experimentação, marcada pelo uso intencional de imagens como maneira de interpretar o mundo e de projetar a cidade. A pesquisa parte do conceito da renovatio urbis para a construção da cidade na cidade, indo até os dias atuais, marcados pela preocupação de transformar a cidade dispersa num território mais poroso. Analisam-se também os planos para várias cidades italianas, para a cidade de Antuérpia, além da participação no projeto para a Grand Pari(s). Convém destacar que a produção de Bernardo Secchi é acompanhada e analisada por décadas, a partir das produções teóricas e práticas, sendo os principais conceitos agrupados para compor as ideias-guias de cada período estudado, com o propósito de contribuir para uma reflexão dos caminhos e tendências do pensamento urbanístico contemporâneo.

ASSUNTO(S)

bernardo secchi (1934-) bernardo secchi (1934-) cidade contemporânea contemporary city contemporary territory planejamento territorial urbano (teoria) território contemporâneo urban territorial plan (theory)

Documentos Relacionados