Customer satisfaction of neighborhood supermarkets in the city of Fortaleza / A satisfação do consumidor dos supermercados de vizinhança, na cidade de Fortaleza.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho foi realizado na cidade de Fortaleza/Ce, e tem como objetivo analisar o nível de satisfação, a partir do ponto de vista dos consumidores, da qualidade dos serviços disponibilizados pelos supermercados de vizinhança. Foi aplicado um estudo de natureza exploratória, utilizando-se um referencial bibliográfico, de autores clássicos do marketing, revistas e periódicos específicos, discorrendo as teorias que contemplam o varejo, e particularmente os supermercados. Foi realizada também pesquisa de campo, com o levantamento de dados primários através da aplicacao de questionários com amostra de 400 consumidores, que analisou o seu nível de satisfação e as variáveis empregadas pelo consumidor, para efeito de definição do supermercado. Os resultados obtidos, a partir deste trabalho de pesquisa, foram suficientes para obtenção de seus objetivos. Os consumidores demonstraram um sentimento de satisfação, embora não tenha atingido a excelência, quanto a qualidade do mix de serviços que os supermercados disponibilizam, considerando-o positivo e semelhantes aos existentes nas grandes redes, exercendo grande influencia na sua decisão de compra. As conclusões que foram extraídas sinalizaram que o supermercado de vizinhança está consolidado pois os consumidores estão respondendo positivamente a este formato de loja e que os fatores relevantes, para a definição do supermercado,em ordem de prioridade são preços, localização e variedade de produtos.

ASSUNTO(S)

satisfação satisfação do consmidor serviços ao cliente supermercados administracao comércio varejista supermercado - marketing supermarket consumidores costumers satisfaction

Documentos Relacionados