Crises autonômicas e status epilepticus autonômico na epilepsia occipital benigna da infância de início precoce (síndrome de Panayiotopoulos)

AUTOR(ES)
FONTE

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

DATA DE PUBLICAÇÃO

2006-09

RESUMO

Estudar aspectos clínico-eletrencefalográficos de crianças com vômito ictal e sem sinais de lesão cerebral (síndrome de Panayiotopoulos). Foram estudadas 36 crianças na faixa etária de 2-13 anos. O início das crises ocorreu entre 1 e 5 anos de idade. Quatorze crianças tiveram crise única. Status epilepticus foi observado em 14 (38,8%) casos. Distúrbio da consciência foi relatado em 83,3% das crianças, desvio ocular em 27,7%, outros sintomas autonômicos e desvio da cabeça em 26,4%, generalização em 23,5%, bloqueio da fala ou sintomas motores da hemiface em 23,5% das crianças e sintomas visuais em um caso. O EEG mostrou pontas ou complexos de ponta-onda em 27 (75,0%) casos, bloqueados pela abertura dos olhos em 8 (22,2%) pacientes. Nove pacientes tiveram também pontas rolândicas e 3, pontas extraoccipitais outras. O EEG foi normal em 6 crianças. Não houve diferença clínica entre as crianças com pontas occipitais e extraoccipitais. Em crianças com crises autonômicas as pontas foram de predomínio occipital, mas bloqueio pela abertura dos olhos foi pouco freqüente. Em alguns casos houve sobreposição de diferentes síndromes idiopáticas focais da infância.

ASSUNTO(S)

epilepsia benigna da infância eletrencefalografia atividade epileptiforme ictus emeticus espículas occipitais síndrome de panayiatopoulos

Documentos Relacionados