Crescimento de variedades RB de cana-de-açúcar irrigadas e fotossíntese modelada pela radiação solar. / Growth of RB varieties of sugar cane irrigated and modeled photosynthesis by solar radiation.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Modelos de crescimento para a cultura da cana-de-açúcar expressam o crescimento das plantas baseados na fotossíntese liquida (fotossíntese bruta menos respiração). Determinações da fotossíntese bruta (FB) podem ser feitas em função da radiação solar interceptada através de uma equação hiperbólica retangular. Assim, objetivou-se com o presente trabalho, realizado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, avaliar variedades RB (RB92579, RB863129, RB931003, RB93509, RB72454, RB867515, RB951541, RB971755 e RB98710) de canas-de-açúcar irrigadas em relação à radiação fotossinteticamente ativa interceptada (RFAINT) e a estimativa da FB acumulada, entre fevereiro de 2008 a fevereiro de 2009. Para isso, foram realizadas medidas biométricas (área foliar e número de perfilhos) e variáveis de produção (toneladas de colmos por hectare (TCH) e toneladas de açúcar por hectare (TPH)), em delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições. A irradiância fotossintética (RFA) foi estimada como 44 % da irradiância solar (Rg) e a RFAINT como diferença entre RFA e RFA transmitida (RFAT). A RFAT foi determinada utilizando a Lei de Beer ( ( K IAF) T RFA = RFA exp − ), com o valor do coeficiente de atenuação da luz (K) igual a 0,58. Na estimativa da FB diária, usouse uma integração numérica com abordagem trapezoidal. Também foi feita a análise temporal do crescimento, através de simulações do índice de área foliar (IAF) em função dos graus-dia (GD). Considero-se o inicio do cultivo (365 dias de duração) no 1 dia de cada mês de quatro anos (2004-2007). O TCH e o TPH tiveram correlações com a RFAINT acumulada e com a FB acumulada durante o ciclo. A média da irradiação solar do período chuvoso da região, maio - agosto, (71 - 193 dias após o corte), foi 14,9 MJ m-2. A variedade RB92579 foi a que teve maiores TCH e TPH, com também maiores valores das estimativas da RFAINT e FB acumuladas no longo do ciclo. Nas simulações de crescimento, para as variedades RB de cana-de-açúcar, os meses de março e fevereiro tiveram maiores acumulo RFAINT e FB.

ASSUNTO(S)

simulação de cultivo saccharum spp radiação fotossintética photosynthetic radiation saccharum spp crop simulation agronomia

Documentos Relacionados