Copyright and the new music economy / Os direitos autorais no mercado da música
AUTOR(ES)
Fabio Malina Losso
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
A presente tese parte da constatação de que diversas crises nos direitos autorais impactaram o mercado da música, todas coincidentes com a introdução de novas tecnologias. Com o advento das tecnologias digitais de fixação de obras musicais e da internet, passou-se a questionar se o momento atual permite identificar uma autêntica crise no direito do autor e, a partir disso, como se pode refletir sobre as questões decorrentes das novas tecnologias que, fatalmente, são pensadas com as velhas normas e teorias. São linhas essenciais do trabalho: a) a criatividade musical e o impacto de diferentes tecnologias para sua fixação e distribuição; b) a criatividade musical e o reconhecimento e a proteção de direitos do criador; c) a inflexão entre os interesses do criador e os outros diversos sujeitos envolvidos na fixação e distribuição da obra artística musical ao lado do interesse dos destinatários; d) a pluralidade de soluções para definir os moldes dessa inflexão e as direções tomadas pelo direito brasileiro. Verifica-se, no decorrer do presente estudo, a existência de conflito de interesses entre o investidor cultural, o compositor e o consumidor, que se projeta no conflito entre os direitos autorais e o direito de acesso aos bens culturais. A conformação de ambos constitui um relevante desafio trazido pelos novos tempos da chamada "sociedade da informação", na qual a música digital está inserida.
ASSUNTO(S)
invenção (forma musical) internet music phonographic market internet copyright direito autoral new technologies indústria fonográfica
Documentos Relacionados
- As majors da musica e o mercado fonografico nacional
- Perspectivas para Os Direitos Autorais na Execução Pública no Brasil
- A gestão coletiva dos direitos autorais da música no Brasil : a atuação do Escritório de Arrecadação e Distribuição (ECAD)
- Os direitos autorais e o plágio musical
- Music and hearing: the meaning assigned by Disc Jockeys of electronic music