Contribuições para o modelo de desenvolvimento de novos serviços: um estudo de caso em serviços de atenção básica à saúde. / Contributions to new service development model: a case study in primary attention health service.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O Desenvolvimento de Novos Serviços (DNS) tem recebido atenção crescente, tanto por parte de gestores de operações de serviço, quanto por parte dos acadêmicos do setor. Esta dissertação parte do pressuposto que os modelos DNS, desenvolvidos a partir de experiências com serviços em massa e loja de serviços, não abordam na sua totalidade os desafios de operações de serviços marcadas por maior dinamismo, especialmente serviços profissionais. Partindo de um referencial teórico montado com o objetivo de identificar quais são as características dos serviços profissionais que potencialmente influenciam positivamente ou negativamente o desenvolvimento de novos serviços, esta dissertação utiliza uma metodologia de pesquisa baseada em estudos de caso múltiplo para avaliar se o panorama teórico construído anteriormente é condizente com dois casos de inovação em serviço profissional público. A partir destas conclusões, destacamos algumas implicações práticas que pudemos observar e analisamos de que forma o modelo DNS proposto por Edvardsson et al (2000) está preparado ou não para lidar com estas questões.

ASSUNTO(S)

health service innovation public service serviços de saúde serviço público estudo de caso service saúde da família serviços (desenvolvimento)

Documentos Relacionados