CONTRIBUIÇÃO À QUÍMICA DOS COMPOSTOS VOLÁTEIS DE LIPPIA ALBA (MILL) N. E. BROWN E PELARGONIUM GRAVEOLENS LHERIT E ATIVIDADE INSETICIDA FRENTE À SPODOPTERA FRUGIPERDA (J. E. SMITH).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/02/2011

RESUMO

O presente trabalho foi dividido em 3 partes os quais abordam 2 temas centrais: estudo dos compostos voláteis de Pelargonium graveolens e do óleo essencial de Lippia alba e avaliação de atividade inseticida frente à Spodoptera frugiperda. O capítulo 2 abordou o estudo dos voláteis das folhas de P. graveolens extraídos por headspace dinâmico utlizando Porapak Q como adsorvente e turfa in natura, um adsorvente inédito empregado na extração de voláteis de plantas, sendo os resultados comparados com àqueles obtidos por hidrodestilação. Os resultados mostraram que a hidrodestilação (HD) foi mais eficiente na extração de linalol e formiato de citronelila. Enquanto citronelol, geraniol e tiglato de citronelila foram obtidos em maior proporção por headspace dinâmico utilizando turfa in natura como adsorvente (HSD-T), isomentona, 6,9- guaiadieno e -muuroleno foram identificados em maior proporção por headspace dinâmico utilizando Porapak Q (HSD-P). O estudo de conversão comprovou que geraniol se converte em linalol, quando o geraniol é submetido a vapor dágua e altas temperaturas, porém a um pequeno percentual. Isso também comprova, em partes, o alto percentual de linalol obtido por HD em relação à HSD-T e HSD-P. A extração do hidrolato revelou variações na composição volátil em comparação com os outros métodos de extração. O Capítulo 3 abordou o estudo dos óleos essenciais de 9 acessos de L. alba coletados em 4 estados do Brasil empregando métodos estatísticos e verificando os acessos com melhores teor de óleo essencial. Os métodos estatísticos de análise hierárquica de agrupamentos (HCA) e análise de componentes principais (PCA) foram empregados para comprovar os dados experimentais e confirmar a formação dos grupos. Três grupos, representando os três quimiotipos, foram formados, dos quais o grupo I foi caracterizado por linalol e 1,8-cineol, grupo II por limoneno e carvona e grupo III por neral e geranial. No capítulo 4 foi abordado a avaliação de atividade inseticida dos óleos essenciais de P. graveolens (PEL-001) e L. alba (acessos LA-10, LA-22 e LA-57), bem como dos seus principais compostos majoritários (geraniol, linalol, 1,8-cineol, limoneno e carvona) frente à S. VII frugiperda. O ensaio de aplicação tópica mostrou que óleos essenciais de P. graveolens (PEL-001) e L. alba (acessos LA-10, LA-22, LA-57) apresentaram toxicidade aguda nas lagartas S. frugiperda, ocasionando mortalidade de até 100% na dose 192 μg/lagarta.

ASSUNTO(S)

lippia alba pelargonium graveolens óleos essenciais headspace dinâmico análise estatística atividade inseticida quimica lippia alba pelargonium graveolens essential oils dynamic headspace statistical analysis insecticidal activity

Documentos Relacionados