Construção de uma narrativa cinematográfica não-linear: o roteiro e filme "21 Gramas"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A dissertação consiste em investigar formas alternativas de estruturas narrativas e dramáticas para o desenvolvimento de roteiro cinematográfico. Buscando detectar modelos distintos de construção narrativa, a pesquisa tem como objeto principal o estudo sobre o roteiro do filme "21 Gramas" (2003), do roteirista mexicano Guillermo Arriaga. Em um primeiro momento, será feita uma comparação do roteiro e do filme, seguindo a metodologia da Crítica Genética para entender a abordagem estrutural da obra. A análise terá como suporte os estudos de autores especializados em roteiros audiovisuais como Flávio de Campos, David Bordwell e Jean-Claude Carrière; no entanto, o esforço da pesquisa será de desvendar as propriedades e os limites dos processos de criação de narrativa cinematográfica e ampliar a dimensão das possibilidades de desenvolvimento criativo sobre roteiro de cinema. "21 Gramas" se apresenta como exemplo de um possível "desvio" da padronização dramática, pois exibe uma forma narrativa de tempo não-linear e sem protagonista único. A fragmentação, a princípio, parece divergir de leis fundamentais de narrativa clássica, como a lei da unidade e a lei da progressão contínua. A narrativa de "21 Gramas", assim, traz como atrativo a sua própria forma narrativa, em que o modo de contar uma história é tão atraente quanto o conteúdo da história

ASSUNTO(S)

cinema processo de criação 21 gramas (filme) -- critica e interpretacao suspense comunicacao roteiros cimatograficos -- historia e critica roteiro narrative recursos narrativos dramatic script

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