Construção civil sustentável: avaliação da aplicação do modelo de gerenciamento de resíduos da construção civil do SINDUSCON-MG em um canteiro de obras: um estudo de caso

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Os materiais descartados pelas obras de construção civil que são gerados nas cidades constituem-se em verdadeiras jazidas de matérias-primas que não são aproveitadas e sua disposição inadequada causa grandes prejuízos à qualidade de vida de seus habitantes. A percepção da necessidade de ampliar o conceito de saneamento básico para saneamento ambiental, que lidasse de forma integrada com os diversos componentes (água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem e controle de vetores) que influenciam a qualidade do meio urbano, só recentemente vem acontecendo. Somente com a entrada em vigor da Resolução CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002, o Conselho Nacional do Meio Ambiente estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. No Brasil, algumas prefeituras, tentando solucionar o problema dos resíduos da construção civil, estão partindo para a reciclagem dos resíduos em usinas montadas com essa finalidade. Com o objetivo de gerenciar os resíduos no canteiro de obra o SINDUSCON-MG elaborou a Cartilha de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, criada para atender a Resolução CONAMA nº 307/2002 e minimizar os impactos ambientais da cadeia produtiva da indústria da construção, por meio do planejamento de projeto que maximiza a utilização dos materiais, da segregação que reduz custos do construtor com a remoção dos resíduos recicláveis (papelão, vidro, plástico entre outros) e da disposição final, que destina ao aterro somente aqueles materiais que não podem ser reciclados. O gerenciamento adequado dos resíduos produzidos pelas empresas, incluindo a sua redução, reutilização e reciclagem, tornará o processo construtivo mais rentável e competitivo, além de mais saudável. O objetivo do presente trabalho é analisar o funcionamento desse programa de gerenciamento de resíduos em canteiro de obras, avaliando os resultados obtidos com sua implantação e comparando esses resultados com referências de outros autores e da própria construtora. Essa avaliação é de grande importância devido ao fato da construção civil ser responsável por aproximadamente a metade dos resíduos gerados nas cidades brasileiras. O sucesso da implantação desse modelo poderá reduzir muito a quantidade de resíduos gerados e descartados pela construção civil. Os resultados alcançados demonstram a eficiência do programa que, além de fazer a triagem dos resíduos, conseguiu reduzir significativamente o volume gerado. O indicador de geração de resíduos da obra foi de 0,089 m3 de resíduos por m2 de construção, ficando dentro da meta proposta, servindo como referência para as próximas obras da construtora, assim como para todo o setor da construção civil.

ASSUNTO(S)

engenharia sanitária teses. residuos industriais purificação teses. indústria de construção civil eliminação de residuos teses. meio ambiente teses. saneamento teses. recursos hídricos desenvolvimento teses.

Documentos Relacionados