Conflito civil e liberdade: o antagonismo de desejos como fundamento da liberdade republicana em Maquiavel / Civil conflict and freedom: the antagonism of desires as the basis of the republican freedom in Machiavelli

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo deste trabalho consiste em analisar o lugar que o conflito de grandes e povo ocupa no pensamento polÃtico de Maquiavel e investigar a sua relaÃÃo com a liberdade polÃtica. Mais especificamente, trata-se de compreender o conceito de liberdade republicana concedendo especial atenÃÃo à sua teoria dos humores. A hipÃtese central à a de que a liberdade somente pode ser alcanÃada mediante um ponto de equilÃbrio entre as forÃas em conflito. Para isso, à necessÃrio que o conflito, nÃo sendo anulado, seja racionalmente regulado e normalizado pelas instituiÃÃes republicanas, convertendo-se de forÃa negativa em forÃa capaz de fazer convergir no Estado o bem comum, a ordem social e a liberdade de todo o corpo polÃtico. A lei republicana, nascida do permanente confronto dos desejos antagÃnicos, subverte o carÃter negativo dos humores de grandes e povo e canaliza sua forÃa para a vida polÃtica, exigindo cidadania ativa de seus membros, isto Ã, a participaÃÃo de ambos os humores no espaÃo pÃblico como agentes polÃticos para a manutenÃÃo da liberdade. Para esclarecÃ-lo, analisamos, primeiramente, a posiÃÃo da tradiÃÃo e as perspectivas do republicanismo frente ao problema do conflito polÃtico a fim de verificar os elementos republicanos presentes no pensamento polÃtico de Maquiavel. Num segundo momento, procuramos demonstrar as caracterÃsticas do conflito dos humores, de acordo com as quais o desejo dos grandes se confunde com um desejo de poder, enquanto o desejo do povo se associa à liberdade. Nesta perspectiva, buscamos elucidar o significado dos bons e dos maus conflitos para a vida polÃtica. Em seguida, procuramos destacar a necessidade e a importÃncia da contÃnua fundaÃÃo e re-fundaÃÃo da liberdade frente à corrupÃÃo da repÃblica, resultante da homogeneizaÃÃo dos modos de desejar dos humores em conflito. E, por fim, apresentamos a dinÃmica do conflito dos humores de grandes e povo no principado civil. Neste regime, Maquiavel apresenta o conflito muito mais no contexto das alianÃas polÃticas do que propriamente em relaÃÃo à liberdade. Deste ponto de vista, buscamos demonstrar que no principado civil o conflito à pensado por Maquiavel nÃo a partir da Ãtica da liberdade, o que à possÃvel apenas na repÃblica, mas do seu papel na conservaÃÃo e na manutenÃÃo do poder do prÃncipe. Por esta razÃo, procuramos defender a tese do republicanismo de Maquiavel, segundo a qual a verdadeira liberdade polÃtica somente à possÃvel quando os humores antagÃnicos podem desafogar seus desejos mediante sua participaÃÃo no espaÃo pÃblico dos debates e das decisÃes coletivas, o que pode ocorrer apenas num regime republicano.

ASSUNTO(S)

desejos antagÃnicos ciencia politica filosofia contemporÃnea conflito civil civil conflict maquiavel, nicolau, 1469-1527 - crÃtica e interpretaÃÃo republic maquiavel conflito social repÃblica (anÃlise) freedom machiavelli governo filosofia polÃtica liberdade repÃblica antagonistic desires instituiÃÃes polÃticas

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