Condições higiênico-sanitárias de alimentos prontos para consumo comercializados por ambulantes no município de Ouro Preto-MG.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/12/2008

RESUMO

As condições higiênico-sanitárias do comércio ambulante de alimentos prontos para o consumo em Ouro Preto-MG foram avaliadas por meio de uma lista de verificação e análises microbiológicas. Todos os estabelecimentos analisados apresentaram condições precárias para manipulação e/ou processamento de alimentos, visto que atenderam a menos de 50% dos itens constantes da lista aplicada. A análise por blocos possibilitou verificar que a higiene pessoal foi o quesito que apresentou menor índice de adequação (16,7%), seguido do bloco boas práticas na produção e venda dos alimentos (33,8%), higiene dos utensílios, equipamentos, carrinhos/ trailers (36,2%) e edificação e instalação (36,7%). Entre os 15 ambulantes participantes, a maioria era homem, com faixa etária entre 31 e 40 anos, nível de escolaridade médio completo, atua por 10 a 15 anos e caracteriza-se por ambulante fixo. O desemprego foi o motivo principal para a escolha dessa profissão e o fluxo de pessoas para a determinação do local. Apenas um ambulante relata ter treinamento em boas práticas e nenhum possui certificado de saúde. O conhecimento em relação às noções de higiene é limitado, entretanto, as formas de transmissão de toxinfecções eram conhecidas pela maioria. A análise microbiológica constatou o risco de contaminação dos alimentos produzidos pelos ambulantes. Entre as 26 amostras analisadas, foi detectada contaminação por estafilococos potenciais produtores de enterotoxinas em 4 (15,4%) e coliformes a 45ºC em desacordo em 2 (7,7%). Os resultados permitiram confirmar as precárias condições de higiene do comércio ambulante de alimentos avaliado e direcionar a intervenção sistematizada pela Vigilância Sanitária Municipal de Ouro Preto.

ASSUNTO(S)

alimentos análise teses alimentos microbiologia teses microbiologia sanitária teses vendedores ambulantes teses alimentos teses

Documentos Relacionados