Condicionantes territoriais de desenvolvimento local dos assentamentos rurais em Mato Grosso do Sul: o caso de Capão Bonito II, em Sidrolândia.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O objetivo dessa pesquisa foi o de selecionar um assentamento rural ainda não emancipado, de Mato Grosso do Sul, Capão Bonito II, como estudo de caso, para verificar as variáveis internas e externas (endógenas e exógenas), de diversos níveis do território (nacional, regional e local) que convergiram e se combinaram para lhe dar origem, definir sua estrutura e funcionamento, com foco especial na avaliação da capacidade interna de organização e de processos interativos de aprendizagem. A meta da pesquisa foi a de se conhecer as forças ambientais, em diversas escalas e dimensões, capazes de serem conjugadas na concretização e sucesso do assentamento. A investigação realizada apresenta resultados de várias formas de coleta, mas principalmente de diagnóstico participativo para conhecimento da realidade social e econômica de projeto. Pôde-se verificar que as forças condicionantes de caráter exógeno (os movimentos sociais na luta pela Reforma Agrária, o Estado e o mercado do entorno) tem tido maior peso na definição e concretização do assentamento que as forças conjugadas internamente. Entretanto, a consolidação só se fez em relação à dimensão física desse território institucionalizado pelo Estado, como também no fortalecimento das unidades econômicas familiares. Em realidade, observou-se, que os cinco anos de vivência no assentamento ainda não foram suficientes para que as famílias pudessem construir sobre si um sentimento de identidade comunitária (dimensão social do território), o que dificulta também a construção da identidade de pertença ao lugar (dimensão cultural). Essas dimensões são consideradas fundamentais para a construção, valorização e apropriação do território.

ASSUNTO(S)

desenvolvimento territorial ciências agrárias reforma agrária reforma agrária - mato grosso do sul trabalhadores rurais - aspectos econômicos trabalhadores rurais - aspectos sociais desenvolvimento territorial assentamento

Documentos Relacionados