Comunicação virtual: uma análise contrastiva da linguagem de blogs de adolescentes e de adultos à luz da teoria semiolingüística

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Busca-se, nesta pesquisa, com base na Teoria Semiolingüística, investigar se está surgindo uma nova forma de comunicação via Internet, denominada de comunicação virtual. Para tanto, analisa-se, contrastivamente, a linguagem verbal de blogs de adolescentes e de blogs de adultos sob três aspectos principais: modo de organização enunciativo (atos locutivos), comportamento socioletal e temática presente em cada blog. Com base nos resultados alcançados com a análise dos dados sob esses aspectos, constroem-se dois contratos de comunicação: um contrato específico para os blogs dos adolescentes e outro para os blogs dos adultos. Por meio desses contratos, torna-se possível evidenciar os contrastes nas interações via blogs de adolescentes e via blogs de adultos.

ASSUNTO(S)

análise do discurso teses linguagem teses. comportamento verbal teses comunicação virtual teses internet (redes de computação) teses. comunicação mediada por computador enunciação. semiótica teses.

Documentos Relacionados