Composição arquitetônica e percepção estética: 12 projetos de arquitetos premiados com o Pritzker
AUTOR(ES)
Reis, Antônio Tarcísio da Luz
FONTE
Ambient. constr.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2021-10
RESUMO
Resumo Este artigo tem como objetivo a avaliação estética da composição arquitetônica de 12 projetos de arquitetos que receberam o maior prêmio de arquitetura existente no mundo, o Pritzker de Arquitetura, de 1983 a 2012, a identificação dos projetos mais e menos preferidos e das justificativas para tais preferências, por pessoas com diferentes níveis e tipos de formação educacional. A coleta de dados foi realizada através de questionário disponibilizado on-line noprograma Lime Survey a três grupos, em um total de 220 respondentes, conforme segue: arquitetos (65); nãoarquitetos com curso universitário (134); e pessoas sem conclusão e sem início de curso universitário (21). Cada um dos 12 projetos foi representado no questionário por uma fotografia colorida editada, visando à retirada de elementos que poderiam afetar a avaliação estética das edificações. Testes estatísticos não paramétricos, como Kendall’s W e Kruskal-Wallis, foram utilizados para a análise dos dados. Os resultados evidenciam, por exemplo, que os projetos de arquitetos que receberam o Prêmio Pritzker são percebidos diferentemente em função, fundamentalmente, de seus diferentes níveis de ordem e de estímulo visual, embora exista maior valorização da presença de ordem nas composições por parte dos respondentesarquitetos e maior consideração da existência de estímulo visual por parte dos nãoarquitetos.
Documentos Relacionados
- Composição arquitetônica e qualidade estética
- CHOQUE, AFETIVIDADE E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: linguagem e percepção em Um homem com uma câmera e sua pertinência contemporânea
- Direito e estética: nota crítica
- Escala de Atitudes em Saúde e Estética: construção e validação
- Cegueira após blefaroplastia estética: relato de caso