Como uma equipe de ESF pode auxiliar pacientes no climatério?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

As atribuições referentes a cada profissional da ESF estão na Portaria N° 399-GM e Portaria N° 648-GM.

Com base nas Portarias, a divisão de tarefas em equipe para melhor atender as pacientes no climatério de acordo com as algumas hipóteses diagnósticas que cada pode vir a desenvolver:

Fadiga caracterizada por libido comprometida. a) Esclarecer sobre as alterações da menopausa e descrevê-lo como um período normal na vida de uma mulher; b) Orientar quanto à diminuição das atividades que levam o estresse; c) Proporcionar um ambiente seguro, confortável, agradável; d) Organizar encontros com parceiros abordando o tema para melhor esclarecimento; e) Encaminhar ao profissional específico, caso os sintomas sejam agravados.

distúrbio do tecido musculoso esquelético – conectivo relacionada a nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais relacionada a ingestão dietética inadequada de cálcio, de proteína e de vitamina D. a) Observar a ingestão recomendada de cálcio e vitamina D, inclusive suplementos de cálcio, quando prescritos para identificar o processo da osteoporose; b) Esclarecer a importância do exercício físico por 30 minutos, três a quatro vezes por semana para manter a boa saúde.

caracterizadas por estar “doente do estômago” relacionado por irritação gastro-intestinais. a) Orientar dieta fracionada; b) Evitar a ingestão de alimentos ácidos; c) Orientar quanto à ingestão de líquidos (acima de 2 litros); d) Evitar repouso após as refeições; e) Encaminhar ao médico caso os sintomas se agravem.

Termorregulação ineficaz caracterizado por flutuações na temperatura corporal acima ou abaixo dos parâmetros normais relacionado ao envelhecimento. a) Orientar quanto ao uso de roupas livres; b) Esclarecer que as alterações de temperatura fazem parte desse período da vida da mulher; c) Orientar a realização de banho mais vezes ao dia.

Risco de infecção do trato urinário relacionada às alterações atróficas da uretra. a) Orientar a beber 6 a 8 copos de água diariamente e tomar vitamina C (500 mg), conforme prescrição médica), como um possível meio de reduzir a incidência (ITU); b) Orientar e relatar de imediato para o médico ou enfermeira responsável, qualquer sangramento, mesmo que seja mínimo, depois de 1 ano de amenorréia.

Risco para nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais relacionando a comer em resposta a sugestões internas (ex. ansiedade). a) Orientar quanto à necessidade ou exercícios físicos com regularidade; b) Orientar para uma dieta nutritiva e o controle de peso aumentarão o bem estar físico e emocional; c) Encaminhar a nutricionista para controle de dieta e peso; d) Atentar para o cumprimento das orientações nutricionais; e) Encaminhar ao setor de psicologia para apoio.

Privação do sono caracterizado por ansiedade, irritabilidade relacionado a mudanças de estágios de sono e envelhecimento. a) Realizar atividades menos estressantes no período próximo ao repouso; b) Manter o ambiente tranqüilo, livre de ruídos que possam interferir no sono; c) Atentar para repetição do quadro de insônia com freqüência; d) Encaminhar ao médico para suporte medicamentoso, se necessário.

caracterizado por auto-segurança diminuída relacionada a estímulo fóbico. a) Manter o parceiro atualizado em relação aos sintomas relacionados a esse período; b) Orientar para participação de atividades em grupo; c) Orientar quanto à procura de profissionais direcionados para o problema.

Aumento das queixas físicas relacionado à ansiedade e estresse. a) Estimular atividades que proporcionem prazer; b) Incentivar o auto-cuidado valorizando a auto-estima; c) Proporcionar o envolvimento em atividades externas como benefício na redução da ansiedade e tensão.

Interação social afetada correlacionada a efeitos comportamentais. a) Promover eventos na comunidade com assuntos direcionados ao climatério para esclarecimentos sobre o assunto; b) Descrever essa fase da vida como marcada por potencial de conhecimento intelectual pessoal e de comprometimento e iniciação em novas atividades; c) Inferir as alterações que freqüentemente ocorrem na meia vida: afastamento dos filhos, envelhecimento, dependência dos pais, possível perda de parentes e outros.

Padrões de sexualidade ineficazes. a) Esclarecer que a atividade sexual freqüente ajuda a manter a elasticidade da vagina; b) Orientar quanto ao uso de lubrificantes diminuindo o desconforto, evitando a dispareunia (relação sexual dolorosa); c) Orientar quanto ao tono diminuído da musculatura perineal, encorajando a praticar exercícios perineais como parasse a micção: manter por 5-10 segundos e soltar: repetir com freqüência durante o dia.

ASSUNTO(S)

saúde da mulher x11 sinais e sintomas da menopausa / climatério agentes comunitários de saúde climatério equipe de assistência ao paciente d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados