Como preparar corretamente amoxicilina suspensão?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A preparação correta da suspensão é necessária para o usuário utilizar efetivamente as doses recomendadas pelo médico. Isto deve ser percebido como um dos principais fatores para o sucesso do tratamento.

Para que a dose prescrita ao usuário seja realmente a que ele irá utilizar a amoxicilina na forma de pó para suspensão oral, deverá ser corretamente preparada. Para tanto, o usuário deve receber as seguintes orientações dos profissionais de saúde:

O medicamento na forma de pó para suspensão oral pode apresentar-se como uma barreira para muitos usuários, devido à complexidade que pode envolver seu preparo. Por isso, é fundamental a orientação do profissional de saúde a fim de facilitar esse processo. Algumas substâncias, como a amoxicilina, apresentam-se nessa forma, pois são instáveis em solução, porém estáveis em suspensão (5). Logo, a suspensão garante estabilidade química, permitindo a administração de uma forma farmacêutica líquida, sendo preferido por muitos usuários, especialmente pela facilidade de deglutição (6).

Ressalta-se também a importância da medida correta das doses que serão utilizadas e o cumprimento dos intervalos entre cada dose e o período de tratamento, como fatores diretamente relacionados ao sucesso do tratamento. O tratamento incorreto pode trazer risco graves à saúde do usuário.

A equipe deve estar ciente da importância das orientações que devem ser fornecidas aos usuários para que o tratamento prescrito seja bem sucedido.

 

 

ASSUNTO(S)

cuidados de enfermagem técnico de enfermagem a50 medicação / prescrição / pedido / renovação / injeção amoxicilina

Documentos Relacionados