Como os Agentes Comunitários de Saúde podem orientar os familiares de portadores de epilepsia para evitar que estes se machuquem durante as crises?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ou quaisquer profissionais de saúde, leigo ou familiar deve manter-se calmo e procurar tranquilizar os demais.

Ponha algo macio sob a cabeça do paciente. Remova da área objetos perigosos com os quais a pessoa eventualmente possa se ferir.

Caso o paciente esteja usando gravata, afrouxe-a. Faça o mesmo com o colarinho da camisa. Deixe seu pescoço livre de qualquer coisa que o incomode. Mova a cabeça dele para o lado para que a saliva flua e não dificulte a respiração. Fique a seu lado até que sua respiração volte ao normal e ele se levante. Leve-o para casa, caso ele não esteja seguro de onde se encontra. Algumas pessoas ficam confusas após terem sofrido uma crise epiléptica.

Se você tem certeza de que a pessoa sofre de epilepsia e que o ataque não vai durar mais do que poucos minutos, é desnecessário chamar uma ambulância.

Caso, o ataque se prolongue indefinidamente, seja seguido por outros ou a pessoa não volte a si, peça ajuda.

Se a pessoa for diabética, estiver grávida, machucar-se ou estiver doente durante o ataque, chame uma ambulância.

Não introduza nada em sua boca. Não prenda sua língua com colher ou outro objeto semelhante (não existe perigo algum do paciente “engolir a língua”).

Não tente fazê-lo voltar a si lançando-lhe água ou obrigando-o a tomá-la. Não o agarre na tentativa de mantê-lo quieto.

A morte, em virtude da crise epilética é difícil de ocorrer. O risco é maior quando a pessoa tem uma crise que se prolonga por 30 minutos ou mais, sem recuperar a consciência (estado de mal epiléptico). Neste caso, ela deverá ser conduzida a um serviço de pronto atendimento.

ASSUNTO(S)

cuidados primários de saúde enfermeiro n88 epilepsia agentes comunitários de saúde epilepsia serviços de saúde comunitária d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais enfermeria

Documentos Relacionados