\"Como he doçe cousa reinar\": A construção de uma dinastia sob a ótica de Fernão Lopes / \"Como he doçe cousa reinar\": The construction of a dynasty from the perspective of Fernão Lopes.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/03/2011

RESUMO

A proposta deste trabalho tem por objetivo a análise da trilogia das crônicas de Fernão Lopes (1380? 1460), a saber: a Crônica de D. Pedro I, a Crônica de D. Fernando e a Crônica de D. João I para se compreender a construção das imagens relacionadas ao exercício do poder régio delineadas por este cronista. Para além de registrar e ordenar a história do seu reino, Fernão Lopes tem como projeto a recuperação da memória da dinastia Avisina. A leitura da trilogia lopeana revela os caminhos que o cronista escolhe para reforçar a criação desta dinastia modelo, que servirá de espelho para a sua contemporaneidade e para as gerações futuras. Entendemos também que as representações do estado de Rey de cada monarca biografado presentes nestas narrativas são medidas essenciais para a revelação de como o cronista percebe formas e modos diferentes de se governar o reino. Estas prerrogativas ou a ausência delas faz com que o poder régio possa ser justificado e legitimado na prosa do cronista. Pretendemos aqui fazer a análise das três crônicas em conjunto, reconhecendo a importância de cada uma delas enquanto uma contribuição à construção da perspectiva evolutiva pretendida pelo cronista, a fim de se identificar a carga da intencionalidade no discurso lopeano, que é construído com base em símbolos e imagens do poder em cada capítulo de suas crônicas.

ASSUNTO(S)

baixa idade média portuguesa crônicas de fernão lopes cronistas ibéricos dinastia de avis fernão lopess chronicles iberian chroniclers poder régio. portuguese low middle ages royal power. avis dynasty

Documentos Relacionados