Como deve ser feita a higienização da ferida cirúrgica pós-parto?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Sergipe

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa

com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2). Não é necessário aplicar qualquer outra substância, exceto sob recomendação do médico assistente. A sutura da área genital, nos casos de parto vaginal, não necessita curativo. Nestes casos, indica-se às pacientes que façam a higienização com água corrente e sabonete após defecarem ou urinarem (1).

 

O curativo oclusivo protege a ferida de traumas e contaminações, reduz o “inchaço” local e a dor, previne a formação de coleções líquidas e promove a absorção das secreções presentes. Em ferimentos pouco complexos e não contaminados, o curativo recomendado, após a sutura, é a fita adesiva microporosa (conhecida como Micropore) (2).  A incisão deve ser examinada diariamente, em busca de evidências de infecção. Os pontos, em geral, são retirados em 7 a 10 dias (1,3).

Esta fase em que a paciente se encontra é conhecida como puerpério, e a mulher é chamada puérpera. O puerpério é o período do nascimento do bebê até 45 dias após o parto. Neste período, devem ser dadas algumas orientações à puérpera (4):

ASSUNTO(S)

saúde da mulher agente comunitário de saúde a56 curativo / bandagem / compressão / tamponamento cesárea cuidados pós-operatórios ferimentos e lesões parto obstétrico suturas d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados