Como deve ser a prescrição de ácido fólico e sulfato ferroso durante a gestação?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Bahia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O ácido fólico deve ser prescrito para as gestantes, na dose de400µg (0,4 mg/dia) desde o período pré-gestacional até o final da gravidez

. De acordo com a área Técnica de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde, a orientação em relação a ausência do suplemento na dosagem indicada é que a gestante deve tomar a dosagem de 5 mg ou solução oral de 0,2 mg/ml (40 gotas). Por mais que a dose ultrapasse os valores indicados, os benefícios são maiores que os riscos

.

A prescrição de ferro profilático deve começar a partir do conhecimento da gravidez até o terceiro mês após parto

. A dose recomendada é de 30 a 60 mg de ferro elementar, o correspondente a 150 a 300 mg de sulfato ferroso ao dia

.

Observe o quadro a seguir

:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5).

Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço.

A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

1. Organização Mundial da Saúde  – OMS. Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais para uma experiência positiva na gravidez. Genebra; 2016:10p. Disponível em:

 

2. Organização Mundial da Saúde – OMS. Diretriz: Suplementação diária de ferro e ácido fólico em gestantes. Genebra; 2013:36p. Disponível em:

 

3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Suplementação de Ferro: manual de condutas gerais. Brasília; 2013:27p. Disponível em:

 

4. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres.  Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília, 2016:230p. Disponível em:

 

5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica .Programa Nacional de Suplementação de Ferro: manual de condutas gerais. Brasília – DF, 2013:24p. Disponível em:

 

6. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. (Cadernos de Atenção Básica, n° 32), 1. ed. rev. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013:318p  Disponível em:

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento enfermeiro a50 medicação / prescrição / pedido / renovação / injeção Ácido fólico gravidez prescrições de medicamentos sulfato ferroso

Documentos Relacionados