Como deve ser a abordagem, feita por um profissional de saúde da APS, a uma paciente que esteja apresentando pensamento suicida?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Espírito Santo

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A abordagem ao paciente em risco de suicídio pode ser resumida em 05 passos iniciais. O primeiro é saber ouvir o paciente e entender suas motivações subjacentes pois muitas vezes o que leva o paciente a atenção primária são queixas somáticas.Já o segundo passo é a escuta clínica e o bom julgamento clínico pois todo paciente que fala sobre suicídio tem risco em potencial e merece investigação e atenção especial. O terceiro passo corresponde ao manejo e é importante frisar que a abordagem verbal pode ser tão ou mais importante que a medicação. Posteriormente deve-se identificar e tratar transtornos psiquiátricos presentes. Por fim, o quinto passo condiz com a investigação se aquele paciente tem risco de suicídio.

A investigação do risco de suicídio deve ser feita com cautela e de maneira gradual e dividida em perguntas que serão dirigidas a todos os pacientes e perguntas que serão feitas a apenas para aqueles indivíduos que responderam às três perguntas iniciais que sugerem, pelas respostas, um risco de suicídio

.

São seis perguntas fundamentais em cada consulta, sendo três delas para todos os pacientes

:

1. Você tem planos para o futuro? A resposta do paciente com risco de suicídio é não

;

2. A vida vale a pena ser vivida? A resposta do paciente com risco de suicídio novamente é não

;

3. Se a morte viesse, ela seria bem-vinda? Desta vez a resposta será sim para aqueles que querem morrer.

Se o paciente respondeu como foi referido acima, o profissional de saúde fará estas próximas perguntas

:

4. Você está pensando em se machucar/se ferir/fazer mal a você/em morrer?

;

5. Você tem algum plano específico para morrer/se matar/tirar sua vida?

;

6. Você fez alguma tentativa de suicídio recentemente?

Posteriormente serão feitas questões adicionais para avaliar a frequência e severidade da ideação, possibilidade real de suicídio, se há algum plano suicida, se há meios praticá-lo conforme sugestões abaixo

:

*Há meios acessíveis para cometer suicídio? (Armas, andar onde mora, remédios ou inseticidas)

;

*Qual a letalidade do plano e a concepção da letalidade pelo paciente? Qual a probabilidade de resgate/como foi o resgate?

;

*Alguma preparação foi feita? (Carta, testamento ou acúmulo de comprimidos)

;

*Quão próximo o paciente esteve de completar o suicídio? O paciente praticou anteriormente o ato suicida ou já tentou?

;

*O paciente tem habilidade de controlar seus impulsos?

;

*Há fatores estressantes recentes que tenham piorado as habilidades de lidar com as dificuldades ou de participar no plano de tratamento?

;

*Há fatores protetores? Quais os motivos para o paciente se manter vivo? Qual a visão do paciente sobre o futuro?

É importante que familiares e profissionais de saúde estejam atentos a manifestação de alguns sinais que possam ser indicativos de que esse paciente possa está correndo risco de suicídio. A integralidade na assistência é ponto fundamental para identificar possíveis sofrimentos psíquicos.

 

 

 

 

 

ASSUNTO(S)

cuidados primários de saúde técnico de enfermagem p77 suicídio/tentativa de suicídio atenção primária à saúde suicídio tentativa de suicídio

Documentos Relacionados