Comércio internacional,diplomacia e desenvolvimento: uma análise a partir da inserção do Brasil no sistema multilateral de comércio.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo central buscar analisar a interação entre o comércio internacional agrícola e o desenvolvimento econômico brasileiro. Para tal as negociações multilaterais para a liberalização do comércio internacional agrícola da Rodada Doha são tomadas como referência em sentido de se avaliar os seus possíveis impactos da mesma sobre as variáveis-chave para a geração de desenvolvimento no Brasil. O estudo compreende uma revisão da literatura disponível sobre o objeto estudado e suas bases teóricas e históricas, englobando, assim, as diversas teorias relacionadas ao comércio internacional, além da evolução histórica do Sistema Multilateral de Comércio, desde o GATT à OMC, e as atuais negociações envolvendo o tema agrícola. Ademais, o trabalho tem embasamento quantitativo em estatísticas sobre comércio internacional, comércio exterior, balanço de pagamentos, níveis de produtividade setorial e índices de vulnerabilidade externa do Brasil. Os resultados indicam que a liberalização do comércio agrícola tende a trazer desafios e oportunidades à economia brasileira. As principais conclusões a que se chega apontam para o uso do potencial agrícola brasileiro dentro de um esquema de incremento da agregação de valor ao longo das cadeias produtivas agrícolas, utilizando o agronegócio como elemento auxiliar no processo de desenvolvimento econômico do país.

ASSUNTO(S)

wto desenvolvimento econômico economic development international trade brasil omc agricultura agriculture relacoes do comercio; politica comercial; integracao economica brazil comércio internacional

Documentos Relacionados