Com quanto tempo de evolução da doença, em caso de suspeita de dengue, está indicada a solicitação de sorologia?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Sergipe

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A partir do sexto dia do início dos sintomas, faz-se a sorologia pelo Método Enzyme-linked Immunosorbent Assay ( Elisa); detecção de antígenos virais: NS1, isolamento viral, RT-PCR e imunohistoquímica. Devem ser solicitados até o quinto dia do início dos sintomas.

Se positivos confirmam o caso; se negativos, uma nova amostra para sorologia IgM deve ser realizada para confirmação ou descarte.

As sorologias somente atingirão níveis detectáveis após o quinto dia do inicio dos sintomas.

.Lembrando que para pacientes classificados como grupo A (caso suspeito de dengue, ausência de sinais de alarme, sem comorbidades, grupo de risco ou condições clínicas especiais), que são a grande maioria dos casos atendidos no âmbito da atenção básica, os exames específicos para confirmação não são necessários para condução clínica. A realização de exames confirmatórios para este grupo somente deve ocorrer se houver orientação da vigilância epidemiológica local ou em caso de mudança de classificação após reavaliação.

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança. 5 ed. 2016:58p. Disponível em:

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico médico a77 dengue e outras doenças virais ne dengue sorologia

Documentos Relacionados